Home Notícias Manaus FVS realiza programação especial para comemorar o Dia Mundial contra a Raiva, nesta quinta-feira (28/09)

FVS realiza programação especial para comemorar o Dia Mundial contra a Raiva, nesta quinta-feira (28/09)

3 min - tempo de leitura
13

Com a finalidade de chamar a atenção para o Dia Mundial contra Raiva, a Fundação de Vigilância em Saúde realiza uma intensa programação no shopping da zona norte de Manaus, nesta quinta-feira (28/09), no horário de 10h às 22h. Entre as ações a serem realizadas será disponibilizado o serviço de vacinação antirrábica para gatos e cachorros, atendimento personalizado com adestrador e Exposição sobre os serviços de controle da zoonose estadual, além de a orientação de combate a raiva.

De acordo com o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, é preciso divulgar que a Raiva humana é doença grave e fatal, felizmente sua ocorrência está cada vez mais rara. “O vírus da raiva se mantêm na natureza através da infecção em morcegos hematófagos, alguns animais silvestres e, principalmente em animais domésticos como o cão e o gato”, explica.

Albuquerque enfatiza a necessidade de vacinação anual destes animais evitando-se desta forma a possibilidade de infecção. “Quem for vítima de mordedura de animais (cão, gato, animais silvestres ) ou mesmo por morcegos, deve procurar a unidade de saúde para atendimento e caso seja necessário, realizar o procedimento de profilaxia antirrábica, conforme o recomendado pelo Ministério da Saúde”, salienta.

​As ações seguem apenas no dia 28 de setembro, durante o horário de funcionamento do Sumaúma Park Shopping, situado na Av.Noel Nutels, nº1762, Cidade Nova. O posto de vacinação para os animais irá funcionar no estacionamento do Shopping, a recomendação é que os animais estejam de coleira e os considerados de grande porte é necessário focinheira, por medida de segurança. A exposição e outros serviços serão disponibilizados piso Japiim 1º andar do shopping para todos os visitantes.

Sobre a data: Por iniciativa da Aliança Global para o Controle da Raiva (ARC), com apoio da Organização Pan- Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) é comemorado anualmente, em 28 de setembro, o Dia de Luta contra a Raiva.​​

 Dia Mundial contra a Raiva / Divulgação
Dia Mundial contra a Raiva / Divulgação

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por No Amazonas é Assim
Carregar Mais Em Manaus

Deixe uma resposta

Leia Também

Urgente: Assalto a bancos com reféns e tiroreito aterroriza Cametá, no Pará

Acontece neste momento, quarta-feira (02/12),  um assalto a dois bancos no município de Ca…