Home Notícias Amazonas Governador do Amazonas entrega armamento pesado para as forças de segurança botarem pra torar contra os bandidos

Governador do Amazonas entrega armamento pesado para as forças de segurança botarem pra torar contra os bandidos

7 min - tempo de leitura
83

O governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (14/09), na Arena da Amazônia, novos equipamentos para o sistema de segurança pública, incluindo armas, computadores e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para prevenção à Covid-19. Entre os materiais estão 111 fuzis, 15 mil munições e 500 computadores, além de álcool em gel, aventais descartáveis e máscaras cirúrgicas, totalizando mais de 270 mil itens.

Os novos investimentos reforçarão o trabalho policial em todo o estado, especialmente na região de fronteira. “A gente tem muito ainda a avançar na área de segurança, mas as ações que estamos tomando nos indicam que estamos seguindo no caminho certo no combate à criminalidade. São entregas que estão fazendo esse efeito efetivo, como é o caso da Rocam Motos, que está nas ruas, garantindo mais tranquilidade para o cidadão”, afirmou Wilson Lima.

Os equipamentos são oriundos de doações do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, e de aquisições feitas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

O governador avaliou como fundamental a parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, resultado do alinhamento estratégico na busca de soluções na área de segurança pública na região amazônica.

“O estado do Amazonas, em específico, tem sido olhado e visto de uma forma diferente, vide os investimentos que estão sendo feitos aqui. O Centro de Inteligência foi implantado no ano passado e reúne profissionais da área de inteligência da região Norte do país, e tem nos ajudado muito nesse combate de região fronteiriça”, disse Wilson Lima.

Convocação – Na solenidade, o governador também anunciou a convocação de mais 50 aprovados no concurso da Polícia Militar, realizado em 2011. No mês de agosto, o Governo do Estado já havia chamado mais de 320 aprovados no mesmo certame.

Governador entrega fuzis / Foto: Tácio Melo/Secom

Wilson Lima adiantou, ainda, que o governo lançará uma licitação internacional para a compra de 500 espingardas calibre 12 semiautomáticas e 3.800 pistolas paras as Polícias Civil e Militar.

“Tudo isso vai ser importante para que o policial que esteja na rua esteja preparado para combater a criminalidade, além de outras estruturas que nós estamos montando, sobretudo com o uso da tecnologia, para fazer com que os crimes tenham uma resolutividade maior e que a nossa polícia possa agir com mais rapidez”, acrescentou.

Armas e computadores – Nesta segunda-feira, foram entregues 105 fuzis IA2, 315 carregadores, cinco fuzis M-15, um fuzil AR-10, quatro lançadores, além de 15.500 munições de diversos calibres, 701 granadas de diversos tipos, 40 capacetes balísticos, 51 escudos balísticos, entre outros itens.

Parte dos materiais e armamentos reforçará as atividades operacionais do 8º Batalhão de Polícia Militar do Amazonas (PMAM) em Tabatinga, município localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

Governador entrega fuzis / Foto: Tácio Melo/Secom

“Esse material, sendo deslocado para a fronteira, vai dar melhores condições para que os policiais possam combater o narcotráfico e levar mais segurança para a população interiorana”, frisou o secretário da SSP-AM, coronel Louismar Bonates, destacando o trabalho contínuo dos policiais na região de fronteira.

“Está tendo reforço constante, inclusive com a instalação da Base Arpão, que veio dar uma sangria muito grande nos lucros do narcotráfico. Estamos com um pouco mais de um mês e já um lucro negativo para o crime organizado de mais de R$ 4 milhões”, completou Bonates.

Com recursos na ordem de R$ 2,9 milhões oriundos do Programa de Despesas da Capital (Prodecap), com financiamento do Banco do Brasil, a SSP-AM também está promovendo o reaparelhamento tecnológico de diversas unidades do sistema de segurança pública. Delegacias da Polícia Civil (PC-AM), Companhias Interativas Comunitárias da Polícia Militar, entre outros departamentos do Corpo de Bombeiros e da própria SSP em todo o estado receberão mais de 500 computadores.

Governador entrega fuzis / Foto: Tácio Melo/Secom

Combate à Covid-19 – Durante a solenidade, o governador Wilson Lima entregou mais 254 mil EPIs para a prevenção contra a Covid-19, que serão utilizados por policiais militares e civis, bombeiros, agentes da polícia técnico-científica e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM).

Os materiais, doados pelo Governo Federal, incluem álcool em gel, avental descartável, máscara cirúrgica, máscara de proteção facial, óculos de proteção individual e touca descartável.

Governador entrega fuzis / Foto: Tácio Melo/Secom

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Marcius Melhem e Dani Calabresa: Revista Piauí expõe detalhes da série de abusos!

A Globo enviou comunicado nesta sexta-feira (04) após a grande repercussão de uma reportag…