Governador eleito Amazonino Mendes e Bosco Saraiva serão diplomados hoje em cerimônia no TRE

93

Amazonas – Na tarde desta segunda-feira (2), às 17h na sede do Tribunal Regional Eleitoral, acontecerá a diplomação do governador eleito do Amazonas, Amazonino Mendes (PDT), e seu vice, Bosco Saraiva (PSDB) em Manaus.

Amazonino e Bosco foram eleitos no segundo turno da eleição suplementar  com 782.933 votos. A eleição ocorreu no dia 27 de agosto. O pleito foi determinado após a cassação do ex-governador de Amazonas, José Melo (PROS), e do vice, Henrique Oliveira (SD), por compra de votos nas eleições de 2014.

A diplomação dos eleitos está prevista nos artigos 215 a 218 do Código Eleitoral e marca o encerramento do processo eleitoral. O diploma expedido pela Justiça Eleitoral atesta a vitória dos eleitos nas urnas, tornando-os aptos a tomar posse. Sem o documento, o eleito não pode assumir o cargo, nem exercer o mandato.

A solenidade será dirigida pelo Presidente do TRE-AM, Desembargador Yedo Simões, e contará com a presença dos integrantes da Corte e de autoridades municipais, estaduais e federais.

Mendes irá ficar no cargo pelo período tampão, até o fim de 2018, já que José Melo, eleito em 2014, foi cassado por compra de votos. É a 4ª vez que ele ocupará o cargo no estado.

 

Amazonino e Bosco, governador e vice do Amazonas, serão diplomados hoje em cerimônia no TRE / Divulgação
Amazonino e Bosco, governador e vice do Amazonas, serão diplomados hoje em cerimônia no TRE / Divulgação

Comentários