Home Notícias Amazonas Governador Wilson Lima assina nomeação de 3.714 professores e pedagogos aprovados no concurso da Seduc

Governador Wilson Lima assina nomeação de 3.714 professores e pedagogos aprovados no concurso da Seduc

5 min - tempo de leitura
15

O governador Wilson Lima assinou, nesta segunda-feira (21/10), a nomeação e convocação de 3.714 professores e pedagogos aprovados no concurso público da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, realizado em 2018. Conforme o cronograma divulgado pela pasta em setembro passado, a nomeação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) com a data de hoje e os profissionais começam a trabalhar no ano letivo de 2020.

“Assinei hoje, segunda-feira, a nomeação dos aprovados no concurso da Seduc e, dessa forma, nós reconhecemos o mérito daqueles que se esforçaram, estudaram e foram aprovados nesse certame. Tudo que nós estamos fazendo é, de forma muito responsável, seguindo as orientações dos órgãos de controle e fiscalização, tentando encontrar um equilíbrio nas contas do Estado mas também garantindo o funcionamento de serviços essenciais, como é o caso da educação”, ressaltou o governador.

Governador Wilson Lima assina nomeação de 3.714 professores e pedagogos aprovados no concurso da Seduc
Governador Wilson Lima assina nomeação de 3.714 professores e pedagogos aprovados no concurso da Seduc / Foto: Diego Peres/Secom

Esta é a segunda nomeação para o concurso que foi realizado em julho de 2018 e cujo resultado só foi homologado em 2019. Em agosto, foram chamados 312 aprovados. A exemplo da primeira, a segunda convocação segue o disposto no Artigo 22, inciso IV, da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que permite que os aprovados sejam chamados para suprir a demanda de cargas horárias vagas, oriundas de falecimentos e aposentadorias. No caso dos professores, além de obedecer à LRF, os aprovados chegam à secretaria em substituição aos profissionais que hoje atuam na rede pública estadual por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS).

Com isso, a Secretaria de Educação e Desporto conseguiu a autorização da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), com parecer favorável da Procuradoria Geral do Estado (PGE), para a nomeação de 3.714 aprovados, sendo 3.586 professores e 146 pedagogos.

De acordo com o secretário Vicente Nogueira, a convocação contempla mais da metade dos candidatos classificados. “Estamos fazendo principalmente a substituição dos contratos temporários. O que não quer dizer que não vamos precisar de novos contratos temporários. Mas nesse momento nossa prioridade é acomodar os aprovados”, explicou.

Procedimentos – Após a publicação das nomeações no DOE, pelo cronograma, serão realizados os atendimentos na sede da Secretaria (rua Waldomiro Lustoza, 250 – Japiim II, zona sul de Manaus), até o dia 22 de novembro, para recebimento de documentação e encaminhamentos à junta médica pericial do Estado do Amazonas. Nos dias 22 e 23 de outubro, a Secretaria de Educação estará disponível, por meio do Departamento de Pessoal, para tirar dúvidas dos nomeados.

Governador Wilson Lima assina nomeação de 3.714 professores e pedagogos aprovados no concurso da Seduc
Governador Wilson Lima assina nomeação de 3.714 professores e pedagogos aprovados no concurso da Seduc / Foto: Diego Peres/Secom

Na semana que vem, a partir do dia 29 de outubro será apresentado um cronograma de atendimentos conforme as especificações dos cargos e funções, com horários definidos. Do dia 25 de novembro ao dia 20 de dezembro, serão realizadas as perícias médicas para expedição de laudo admissional.

As posses e procedimentos de lotação estão previstos para acontecerem entre os dias 23 de dezembro 2019 e 15 de janeiro de 2020. O início das atividades dos aprovados está marcado para o dia 3 de fevereiro. O cronograma completo está disponível no site da secretaria www.http://www.educacao.am.gov.br/

Concurso – De acordo com o resultado fornecido pelo Instituto Acesso de Ensino, Pesquisa, Avaliação, Seleção e Emprego, empresa responsável pelo certame, foram classificados 6.737 candidatos, dos quais 4.787 são para o cargo de professor na capital e no interior.

Confira  alista abaixo

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Aleam antecipa pauta da próxima semana com oito Projetos de Lei e cinco vetos do governo

  A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vai colocar em votação, na próxima sem…