Governo atende indicação de Adjuto Afonso e anuncia isenção de ICMS para energia solar - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Política

Governo atende indicação de Adjuto Afonso e anuncia isenção de ICMS para energia solar

Publicado

no

Na manhã desta terça-feira, 6, o Secretário de Estado da Fazenda, Alfredo Paes, entrou em contato com um programa de TV local, e anunciou que o Amazonas vai aderir à isenção de imposto sobre a mini ou microgeração de energia solar fotovoltaica, denominada de ICMS 16. A solicitação foi feita pelo deputado Adjuto Afonso (PDT), através de “Indicação” ao governo do Estado, com o objetivo de aumentar a participação das energias renováveis no Amazonas.

O tema em debate era sobre energia solar, já aderida pela maioria dos Estados no Brasil. O especialista no assunto, Pedro Mouta, explicou na TV Tiradentes que esse tipo de energia reflete como alternativa na redução dos custos de consumo, em até 90%, ele destacou o apoio do deputado Adjuto Afonso na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Ao final da entrevista, o apresentador Ronaldo Tiradentes recebeu uma mensagem, via celular, do titular da Sefaz, confirmando a adesão do Amazonas. “Nós já pedimos isenção ao convênio de adesão. Paraná e Santa Catarina pediram vistas do convênio e, na próxima reunião, vai ser aprovado”, dizia o texto.

LEIA TAMBÉM  Com 4 tuítes o vereador Carlos Bolsonaro gerou nova crise no governo

No último dia 28 de fevereiro, o deputado Adjuto Afonso fez um Indicativo ao governo do Estado para que o ICMS da Energia Solar fosse isento, a exemplo do que acontece em outros Estados, que estão incentivando o uso dessa energia, considerada adequada ao clima brasileiro e com retorno econômico, além de manter o meio ambiente equilibrado. “Eu já havia conversado com o Alfredo Paes, e agora, no mês de março isso será tema na reunião do Confaz. Governo do Amazonas vem trabalhando para dar celeridade aos projetos que promovam o desenvolvimento na região”, disse o parlamentar quando soube da notícia.

LEIA TAMBÉM  Marcelo Ramos pelo 3º ano consecutivo está entre os “Cabeças do Congresso”

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é um tributo Estadual também aplicável à energia elétrica. O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) publicou o Convênio ICMS 16, de 22/2015, que revogou o Convênio ICMS 6/2013 e autorizou as unidades federadas a conceder isenção nas operações internas relativas ao ICMS sobre o faturamento da energia compensada.

Adjuto Afonso / Foto :  Ney Xavier

Deputado Adjuto Afonso / Foto : Ney Xavier

Com informações da Assessoria do deputado Adjuto Afonso

LEIA TAMBÉM  Secretária de Saúde articula médicos e recursos para atenção básica em reunião com ministro

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp
Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações