Inicial Notícias Manaus Governo do Amazonas indeniza famílias do Igarapé do 40

Governo do Amazonas indeniza famílias do Igarapé do 40

3 minuto de leitura
0
102

O Governo do Amazonas, por meio da Superintendência de Habitação (Suhab-AM), realizou, nesta quarta-feira (18/03), o pagamento de 157 indenizações de moradores do Igarapé do 40, do trecho Silves-Maués, que integra a Bacia do Educandos e que está passando por intervenções de obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus-Prosamim.

No total, para esse 4º pagamento aos moradores do Igarapé do 40, o Governo do Estado disponibilizou o valor de R$ 5,7 milhões para efetivar as indenizações. Os recursos são oriundos de financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) previstos nas ações do Prosamim.

A maioria dessas famílias já aguardava há mais de dez anos para receber o benefício, o que vai possibilitar à aquisição de um imóvel regularizado e fora de áreas de riscos. Esse é o caso da manicure, Francisca Meg Cardoso,33 anos, que vai sair do Bolsa Moradia Transitória direto para a sua casa própria, no bairro Cidade Nova. “É um sonho, ainda não caiu minha ficha. Hoje, eu vou ter uma casa própria, depois de ter passado por tantas alagações. Estou muito feliz e emocionada com esse momento”, disse a beneficiária.

De acordo com a diretora-presidente da Suhab-AM, Keilla Cunha, esses pagamentos tornaram possível soluções habitacionais para 157 famílias. “O reassentamento dessas pessoas em áreas regularizadas mostra o compromisso do Governo do Estado em solucionar o déficit habitacional da capital e ainda executar obras de urbanização do Prosamim em Manaus”, afirmou a diretora-presidente.

A responsabilidade da Suhab-AM com as famílias cadastradas pelo Prosamim é de fazer todo o processo de atendimento social, avaliação de imóveis, formalizar os processos de desapropriação e efetivar os pagamentos nos casos de indenizações ou no acompanhamento quando há permuta dos beneficiários com unidades habitacionais.

Ao todo serão reassentadas 1.446 famílias do Igarapé do 40 no trecho das avenidas Silves à Maués. Desse total, com o pagamento realizado nesta quarta-feira (18/03), a Suhab-AM efetivou o atendimento de 193 famílias indenizadas, somando um total de recursos pagos no valor de R$ 6,9 milhões.

Além das famílias que receberam suas indenizações, 278 famílias já tiveram suas casas desapropriadas e estão em imóveis alugados no Bolsa Moradia Transitória (três meses), aguardando o pagamento do Bônus Moradia, que tem previsão de pagamento para o mês de abril.

A lista com nome dos beneficiários pagos nesta quarta-feira (18/03) está publicada no site da Suhab-AM.

http://www.suhab.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/LISTA-DE-PAGAMENTOS-DO-IGARAPE-DO-QUARENTA.pdf

Opções de reassentamento- Do total dessas 157 famílias, 66 receberam o Bônus Moradia, categoria de benefício na qual o beneficiário escolheu um imóvel para a compra e o valor pago vai direto para quem está vendendo a casa.

Outros 65 receberam Indenizações, valores que variam de acordo com avaliação dos imóveis que ficavam na área de intervenção; 20 moradores foram atendidos com a categoria Auxílio Moradia que atende as pessoas que viviam em casas alugadas ou residiam em imóveis cedidos; e somente seis beneficiários receberam indenizações denominada Fundo de Comércio.

Obras Prosamim – Após a conclusão do trabalho de reassentamento dos beneficiários do Programa, as áreas são liberadas para que a construtora possa entrar em campo para executar as obras de qualificação urbanística previstas. Com esse pagamento foram liberadas as frentes 1A/B e 5A/B, localizadas às margens do Igarapé do 40.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/SUHAB-AM

CONTATOS: Assessoria de Comunicação da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab): Marilza Mascarenhas (99174-1190).

Comentários

Carregue Mais Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta