Home Notícias Amazonas Governo do Amazonas realiza entrega de de 120 cadeiras de rodas para Pessoas com Deficiência

Governo do Amazonas realiza entrega de de 120 cadeiras de rodas para Pessoas com Deficiência

4 min - tempo de leitura
142

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou a entrega de 120 cadeiras de rodas para Pessoas com Deficiência (PcDs), na tarde desta sexta-feira (17/01), na primeira edição do “Janeiro+Inclusão”, ação de cidadania com serviços de saúde e assistência social. A cerimônia aconteceu no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, localizado na rua Gandu, 119, Cidade Nova.

FOTOS: Arthur Castro/Sejusc

Segundo a titular da Sejusc, Caroline Braz, as cadeiras entregues são feitas sob medida para famílias que estavam esperando há mais de cinco anos. Ela adiantou que o investimento, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), é de 2 milhões.

“Hoje conseguimos realizar 500 atendimentos na área de saúde, com fisioterapeuta, neurologista e fonoaudiólogo, além da emissão de documentos básicos. É o Governo do Amazonas retomando processos e transformando a vida de pessoas que tanto precisam”, destacou a secretária. “Esses serviços são fundamentais para a cidadania e qualidade de vida”.

Contemplados – Rosângela Freitas, avó de Ludmila, de 15 anos, contou que esperou cinco anos por uma cadeira de rodas nova para a neta. “É um momento importante para as nossas crianças, que são limitadas, mas valeu a pena esperar e eu estou muito satisfeita”, comentou.

Ludmila reforçou o discurso da avó e disse que estava na expectativa pela nova cadeira de rodas. “Vai me ajudar na dificuldade de locomoção e as caminhadas serão mais confortáveis”, afirmou.

Mãe de Emely, de 14 anos, Francisca Marques enfatizou que o momento é só de gratidão. “A cadeira que ela tem demorou cinco anos para sair e, quando saiu, veio pequena, mas eu aceitei porque a que ela tinha era de adulto e estava prejudicando a escoliose dela. Essa veio em boa hora”, disse.

Irene Freitas, mãe de Ricardo, de 19 anos, também estava ansiosa. Ela contou que o filho está na mesma cadeira de roda há mais de dez anos, o que torna a locomoção um sacrifício.

“A cadeira dele já está quebrada, não tinha mais como desmontar, por exemplo, era difícil para locomoção. Agora vai ser melhor, amanhã já vamos inaugurar com um passeio na feira”, contou.

Serviços – Durante a ação também foram oferecidos emissão de 2ª via de RG, aula de cinoterapia, informações sobre matriculas na educação especial, orientações sobre o acesso a benefícios sociais, emissão de cartão de estacionamento para PcDs.

O evento contará ainda com atendimento de enfermagem, aferição de pressão e glicemia, palestras sobre higiene pessoal voltadas para as pessoas com deficiência, atendimento médico com emissão de laudos, atendimento com fonoaudiólogos e o circuito motor – atividade terapêutica que estimula a coordenação motora em crianças com deficiência.

FOTOS: Arthur Castro/Sejusc

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Quanto tempo levaremos até vivermos em uma sociedade sem dinheiro?

O dinheiro muitas vezes parece ser uma das únicas coisas da nossa sociedade e do nosso est…