Home Notícias Amazonas Governo do Estado capacita escolas e faculdades para retorno gradual às atividades presenciais

Governo do Estado capacita escolas e faculdades para retorno gradual às atividades presenciais

5 min - tempo de leitura
39

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), em parceria com o Instituto Educações e com o apoio do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas (Sinepe-AM), realiza nesta sexta-feira (14/08) treinamento on-line sobre as “Normas e recomendações para o retorno gradual das atividades presenciais na Educação”. A atividade acontece a partir das 10h (horário de Manaus), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube e fanpage do Facebook do Instituto Educações.

Para a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, a rede de educação precisa assegurar as medidas preventivas na comunidade escolar. “A desaceleração do casos em Manaus é importante, mas o risco não passou, e até o momento não há remédios ou vacina para evitar a Covid-19. Portanto, é essencial o uso de máscaras, higienização frequente das mãos e manter o distanciamento seguro entre as pessoas”, salientou.

O presidente do Instituto Educações, professor Rony Siqueira, mediador da capacitação, destacou a importância de se ter a educação pública e a privada no mesmo evento. “Estamos unidos com um único propósito – preservar vidas usando a maior arma que temos: o conhecimento. Acredito que essas boas práticas de higienização das instituições de ensino serão reproduzidas em outros ambientes, ajudando no combate à pandemia”, finalizou.

Além das escolas e instituições de ensino superior da rede privada, participarão o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Secretaria Municipal de Educação (Semed Manaus) e os sindicatos das instituições de ensino privado de Rondônia e de São Paulo. O evento também contará com a presença de Celso Niskier, presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes).

Para a transmissão, foram convidados colaboradores administrativos, merendeiras, membros das equipes pedagógicas, professores e estudantes representantes de turma das redes pública e privada que vão acompanhar a apresentação ao vivo. Para participar, basta se inscrever no canal do Instituto Educações no YouTube ou Fanpage no Facebook.

A capacitação será ministrada pelos representantes da FVS-AM, a coordenadora da Comissão de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde, Tatyana Amorim, e o chefe de Departamento de Vigilância Sanitária em exercício, Jackson Alagoas, que vão discorrer sobre as medidas de segurança e imediatas notificações em casos de suspeitas de síndromes gripais.

Referência – A FVS-AM tem como missão buscar a melhoria da qualidade de vida da população do estado do Amazonas, por meio da promoção e proteção à saúde, mediante ações integradas das vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e laboratorial, bem como o controle de doenças e agravos, incluindo educação, capacitação, pesquisa e ações interinstitucionais.

A instituição atua há mais de 15 anos em Vigilância em Saúde no Amazonas e possui vasta experiência no controle de surtos, epidemias, pandemias, desastres naturais e relacionados ao homem e demais situações inusitadas que coloquem em risco a saúde da população amazonense. A FVS-AM é uma das poucas instituições públicas no Brasil dedicada, exclusivamente, à vigilância em saúde, sendo referência regional, nacional e internacional na sua área de atuação e a única plenamente em atividade no país.

Atualmente, é o órgão do Governo do Amazonas que emite, diariamente, o boletim com cenário epidemiológico de Covid-19 no estado, que, na última edição, registrou o marco de 92.335 pessoas que passaram pelo período de quarentena (14 dias) e se recuperaram da doença até esta quarta-feira (12/08).

 

FOTO: Orlando Jr./Secom

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por No Amazonas é Assim
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Homem mata a filha e o genro com marreta e enterra corpos em horta no quintal

Um homem identificado como Benedito Moreira, confessou ter matado a própria filha, Marcela…