Grands Magasin Au Bon Marché em Manaus

1059

Vamos falar um pouco sobre as lojas antigas de destaque em Manaus. Começaremos pela Grands Magasin Au Bon Marché, estabelecida na Rua Municipal, 67.

A cultura francesa urbana em seus diversos aspectos como língua, culinária e hábitos, entre os quais a freqüência aos cafés, era cultivada em Manaus e outras capitais brasileiras como símbolo de refinamento e traço de civilização. Além disso, as inovações nos meios de transporte, como a maior velocidade dos navios transatlânticos, possibilitaram a ‘diminuição’ das distâncias e melhoraram a comunicação e o comércio com a Europa.

A Loja Au Bon Marché ganhou fama em 1910 por ser especializada na venda de produtos franceses, perfumes e confecções para senhoras e crianças. Localizada na Avenida Sete de Setembro no Centro Histórico. Por Antonio José
A Loja Au Bon Marché ganhou fama em 1910 por ser especializada na venda de produtos franceses, perfumes e confecções para senhoras e crianças. Localizada na Avenida Sete de Setembro no Centro Histórico.
Por Antonio José

Por conta dessas facilidades, as elegantes locais podiam vestir-se conforme a última moda de Paris, e eram várias as casas comerciais especializadas na importação de roupas e demais artigos de luxo do ‘mundo civilizado’. É o caso da tradicional Au Bon Marché, loja de roupas para senhoras, existente até os dias atuais, na avenida Sete de Setembro (antiga rua Municipal), não por acaso batizada com um nome em francês para combinar com a idéia de elegância que a loja queria transmitir.

Publicidade da Grands Magasin Au Bon Marche em Manaus, na época da Belle époque
Publicidade da Grands Magasin Au Bon Marche em Manaus, na época da Belle époque

Essa loja foi, durante anos, ponto de elegância da sociedade manauense. Tempos eufóricos da belle époque.

Publicidade da Au Bon Marche em Manaus, no início do século
Publicidade da Au Bon Marche em Manaus, no início do século

 

Segundo o que consta em alguns sites ela é de propriedade de Simon Lifsitch e Louis Russo de nacionalidades russa, mas há anos no Brasil. Após a reforma da Au Bon Marché (não sei em que ano), a loja de Manaus ficou mais robusta, talvez, tenha-se buscado parecer mais com o estilo da homônima loja em Paris, criada pelos arquitetos L. A. Boileau e Gustave Eiffel em 1876.

Foto, exterior, fachada na esquina da rua · · Magasin au Bon Marché em Paris na França.
Foto, exterior, fachada na esquina da rua · · Magasin au Bon Marché em Paris na França.
Grands Magasin Au Bon Marche em Manaus, Brasil   / Foto : Hamadryades
Grands Magasin Au Bon Marche em Manaus, Brasil / Foto : Hamadryades

 

A loja Au Bon Marché ganhou fama por ser especializada na venda de produtos franceses e confecções para senhoras e crianças. Era uma das mais conceituadas da cidade pois trabalhava com  vestidos da moda e  perfumes importados.

 

Fontes :

Comentários

comentários

Loading...