Grupos do Carnaval de Manaus definem participação no Carnaval junto à Secretaria de Cultura

16

A folia do Rei Momo está chegando! E para a definição dos últimos preparativos da realização do Desfile das Escolas de Samba de Manaus, que acontece nos dias 24 e 25 de fevereiro, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), coordenou mais uma reunião na manhã desta terça-feira (07), desta vez com representantes das escolas de samba dos grupos A, B e C.

A tônica da reunião, que aconteceu no Salão Rio Solimões, localizado no Centro Cultural Palácio Rio Negro (Avenida Sete de Setembro, 1543, Centro), foi a tramitação documental das Escolas e o estrito cumprimento do regulamento do desfile. “O regulamento do Carnaval foi montado pela associação das escolas de samba e será enviado para nós. Nossa função será fiscalizar o cumprimento desse regulamento”, ressaltou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.

Para dar celeridade no processo de realização do Desfile, Braga destacou que a SEC está estudando aderir ao Edital da Prefeitura de Manaus para o evento. “Nós estamos analisando todos os trâmites legais para essa adesão ao edital municipal, mas a regra geral continuará a mesma: as escolas não deverão ter nenhum impedimento legal, e toda a documentação deverá ser entregue no prazo que especificaremos. As agremiações que tiverem alguma pendência com o Governo ou a Secretaria de Cultura, não poderão receber a verba”, afirmou.

Loading...

Segundo o representante da Escola de Samba Tradição Leste, Gláucio Coelho, a reunião desta terça teve um resultado extremamente positivo para as agremiações. “Estamos muito felizes que a SEC tenha assumido o papel de fiscalizar não só o regulamento do Carnaval, mas também o trâmite das documentações das Escolas para o repasse das verbas. A nossa escola, como em todos os anos, se empenhará para fazer uma linda festa, e o público poderá conferir o resultado desse trabalho no desfile do dia 24”, completa.

Repasse de verba

Cada escola de samba receberá um valor diferente por grupo, sendo estes recursos oriundos exclusivamente da iniciativa privada. No entanto, as escolas precisam atender a todas as exigências do regulamento do desfile para poderem receber a verba, cujo repasse será feito após o Carnaval, em forma de prêmio.

Os grupos A, B e C receberão, por escola, 31 mil reais relacionados aos gastos com infraestrutura. Além desse valor, o grupo A receberá mais 25 mil reais, totalizando 56 mil reais; o grupo B receberá 15 mil reais, totalizando 46 mil reais; e o grupo C receberá 6 mil reais, num total de 37 mil reais.

Confira a sequência de desfiles:

O desfile dos grupos A, B e C acontece na sexta-feira, dia 24 de fevereiro. O grupo C é o primeiro a desfilar no Sambódromo, a partir das 19h00, e cada agremiação do grupo terá um tempo de 25 minutos de apresentação. O grupo B é o segundo, a partir das 21h30, com tempo de 30 minutos. O grupo A é o último do dia, começando o desfile ás 00h30 e indo até 04h00 da manhã, e as escolas terão 35 minutos para se apresentarem.

Já as apresentações do grupo especial acontecem no dia 25 de fevereiro, a partir das 20h00, e vão até 06h30 da manhã, iniciando com a escola de samba Sem Compromisso, e finalizando com a Vila da Barra. Desta vez, cada escola terá uma hora e 10 minutos de apresentação.

O desfile contará com o apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Departamento Estadual de Trânsito no Amazonas (Detran-AM) e outros.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

Grupos A, B e C definem participação no Carnaval/Foto: Divulgação
Grupos A, B e C definem participação no Carnaval/Foto: Divulgação

Comentários

comentários

Curta nossa página do Facebook