História do Bairro: Adrianópolis

2372

Anteriormente chamado de Vila Municipal, o bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus, recebeu este nome em 1920, em homenagem ao renomado médico Adriano Jorge que morava no local.

O bairro é considerado um dos mais nobres da cidade e bastante elogiado no quesito arborização.

As árvores centenárias em algumas partes e o paisagismo mantido na maioria das ruas de Adrianópolis contam a antiga história do local.

Na época em que era conhecido como Vila Municipal, o bairro possuía sítios e chácaras que já montavam a futura área verde que seria preservada até hoje.

O bairro abrange um área que vai de uma das vias da avenida Álvaro Maia, até parte da avenida Ephigênio Salles, fazendo fronteira com o conjunto Morada do Sol, no Aleixo.

Adrianópolis é limitado pelos bairros Parque 10 de Novembro, Nossa Senhora das Graças, São Geraldo, São Francisco, Petrópolis e Aleixo.

Hospital 28 de Agosto localizado no bairro Adrianópolis
Hospital 28 de Agosto localizado no bairro Adrianópolis

BAIRRO ATUALMENTE

O alto padrão de vida no bairro tem atraído olhares de grandes investidores.

Atualmente o bairro concentra cinco hotéis de diferentes redes hoteleiras do Brasil, o maior shopping center da cidade, edifícios e condomínios de classe alta,  restaurantes de renome nacional, além de diferentes lojas de alto padrão que vão desde mobiliárias até roupas.

Adrianópolis possui um dos principais cemitérios da cidade, o São João Batista, além de hospitais e prontos-socorros, variadas clínicas, escolas públicas e particulares, agências de viagens, academias de ginástica e centros comerciais.

Outro ponto interessante é que mesmo com o crescimento do bairro, o local ainda guarda um pouco de sua história.

Na rua Maceió, é possível encontrar o reservatório do Mocó, inaugurado em 1899 com o objetivo de resolver o problema de abastecimento de água na cidade, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional em 1995. Já na rua São Luís está situado o Castelinho da Vila Municipal, edificado em 1906, ambos no período áureo da borracha. Na avenida Mário Ypiranga (antiga Recife) está localizada a praça e a paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, antiga estação dos bondes.

Comentários

comentários

Loading...