História do Bairro: Aleixo

1714

Por volta de 1942 nascia o bairro do Aleixo.O verde da floresta cobria a maior parte do local que antes era usado apenas como passagem ou ligação com outros bairros.

As ruas, hoje pavimentadas, reuniam pessoas, respons√°veis, em alguns casos, por abrir ruelas do bairro.

Devido a ausência de estrutura urbana, o local que foi aos poucos sendo povoado não oferecia conforto na moradia, uma vez que não havia rede de água, luz e saneamento básico.

Pelo meio do verde, era poss√≠vel encontrar in√ļmeros igarap√©s, hoje aterrados em sua maioria.

Segundo os relatos, os igarapés, agora poluídos, eram utilizados para o divertimento e sustento da população. Além da possibilidade de tomar banho, pescadores usavam a área para pescar e os peixes eram utilizados tanto para consumo próprio, quanto para ajudar na renda familiar.

De um lado, vemos o grande desenvolvimento que o bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Ma-naus, ganhou. Do outro, famílias que moram em casas de alvenaria e acompanham apenas com o olhar a evolução de parte do bairro.

O local √© conhecido pela concentra√ß√£o das empresas de comunica√ß√£o, tanto √© assim que uma dessas organiza√ß√Ķes at√© nomeou seu parque de ‚ÄúCidade das Comunica√ß√Ķes‚ÄĚ.

Moradores afirmam que o bairro √© um bom lugar para se viver. Al√©m da facilidade de acesso a diferentes zonas da capital e pr√≥ximo de centros comerciais, a √°rea possui independ√™ncia co-mercial, principalmente na √°rea conhecida como ‚ÄúCidade Alta‚ÄĚ.

Drogarias, padarias, restaurantes,bares, sorveterias, sal√Ķes de beleza, al√©m dos tribunais regionais como TRT e TRE, o F√≥rum Henoch Reis, a Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda), a Rede Amaz√īnica de R√°dio e Televis√£o, da TV, r√°dio e jornal A Cr√≠tica, TV Rio Negro e a Rede Tiradentes s√£o alguns dos destaques.

No bairro tamb√©m est√° sediado o Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amaz√īnia), en-quanto a mais recente atra√ß√£o fica por conta da Cidade da Crian√ßa ‚Äď com √°rea de quase dois hectares, est√° situado onde funcionava o Horto Municipal ‚Äď inaugurada no √ļltimo ano e que atrai pessoas das mais diferentes localidades da cidade.

Parque Cidade da Criança no Bairro Aleixo
Parque Cidade da Criança no Bairro Aleixo

No entanto, h√° quem n√£o concorde com isso. Moradores mais antigos afirmam que se tivessem oportunidade procurariam outros lugares para morar, apesar de concordarem que quem abre um pequeno neg√≥cio, quase sempre tem o sucesso garantido. Dentre as principais justificativas est√° o crescimento ‚Äúdesordenado‚ÄĚ. A reportagem verificou que na parte ‚Äúbaixa‚ÄĚ do bairro existem v√°rias placas de ‚Äúvende-se‚ÄĚ ou ‚Äúaluga-se‚ÄĚ.

Coment√°rios