História do Bairro: Aparecida

1150

Tradição e história se misturam pelas ruas de Nossa Senhora Aparecida, na Zona Sul. O bairro nasceu em 1888, mas o que pouca gente sabe é que, antes de homenagear a padroeira do Brasil, recebeu três nomes diferentes.

Em 1916, o Grupamento de Elementos de Fronteira (GEF) acordava os vizinhos diariamente √†s 6h. As cornetas utilizadas pelos militares eram o ‚Äúdespertador‚ÄĚ oficial e ajudaram no primeiro batismo do lugar.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Com a chegada de mais fam√≠lias √† comunidade, a √°rea regada pelo igarap√© S√£o Vicente chamou a aten√ß√£o por um detalhe menos ‚Äúbarulhento‚ÄĚ. Assim, nasceu o bairro Cajazeiras.

Porém, com a chegada de imigrantes, a civilização exigiu mais espaço e a natureza sofreu as consequências do desmatamento. No lugar das belas árvores de cajá sobraram apenas pedaços dos troncos serrados que, em 1928, renomearam o lugar para bairro dos Tocos.

De acordo com Creuza Lopes dos Santos, 76, as ruas tamb√©m n√£o eram batizadas por acaso. A fam√≠lia dela mudou-se para o bairro em 1912 e ajudou na escolha do nome de uma das vias. ‚ÄúHavia um grande barranco e at√© uma cachoeira no fim da rua das Flores. Ela recebeu esse nome porque n√£o havia saneamento b√°sico e muitas ‚Äėflores‚Äô desciam barranco abaixo‚ÄĚ, disse, aos risos, ao se referir √† brincadeira dos moradores sobre os dejetos.

Coment√°rios