História do Bairro: Bairro da Paz

1868

Os relatos demonstram que o bairro da Paz nasceu assim como a maioria das comunidades: sem a estrutura adequada para comportar as famílias residentes na região.
Entre barrancos, subidas e descidas, o bairro da Paz, na d√©cada de 80, iniciou de fato o seu processo de crescimento populacional por meio das invas√Ķes presentes em grande parte da cidade.
A √°rea conhecida como bairro da Paz tem mais de 28 anos de exist√™ncia. No in√≠cio da ocupa√ß√£o n√£o apresentava as condi√ß√Ķes b√°sicas para atender aos moradores que ali chegavam, como √°gua encanada, luz el√©trica e pavimenta√ß√£o nas ruas.
Era uma área totalmente desmatada, caracterizada por altos e baixos. Foi ocupada aos poucos por grupos de famílias que não tinham espaço para morar. Em sua grande maioria eram pessoas oriundas do interior do Amazonas, em busca de vida melhor, muitas vezes iludidas com a expectativa de melhoria na vida financeira.
O bairro da Paz está localizado na Zona Centro-Oeste, entre Redenção e os conjuntos Hiléia e Santos Dumont.

BAIRRO ATUALMENTE

Com o investimento das gest√Ķes municipais nas pol√≠ticas p√ļblicas voltadas aos bairros de Manaus, apesar de precisar de muitas melhorias, o bairro da Paz obteve progresso.
Escolas municipais dotadas de laborat√≥rios de inform√°tica e notebooks em suas salas de aula, modernizando o espa√ßo escolar, s√£o realidade na comunidade, al√©m de escolas p√ļblicas estaduais, posto de sa√ļde, associa√ß√£o de bairro e feira comunit√°ria que oferece produtos variados aos moradores.
Mesmo com dificuldades presentes na infraestrutura, o bairro da Paz, que nasceu de invas√£o, continua conquistando benfeitorias.
A festa de aniversário do bairro é realizada no dia 23 de outubro, um dia antes da comemoração do aniversário de Manaus, e é sempre acompanhada de muita diversão e recreação. A organização do evento fica por conta dos moradores mais antigos.

Bairro da Paz
Bairro da Paz

Coment√°rios