História do bairro: Chapada

1539

O historiador Gaitano Antonaccio conta, na segunda edição do livro “Bairros de Manaus”, ainda a ser lançado, que o bairro Chapada surgiu na década de 1950, no governo de Plínio Ramos Coelho (1955 a 1959), após uma das piores secas no Nordeste, quando grande contingente de cearenses veio para Manaus fugindo do flagelo que os atingia ao tomar conhecimento de que, no Amazonas, os seringais estavam retornando à atividade, de-saparecida na década 1920 e após a demanda da II Guerra Mundial. “Esses imigrantes nem sempre encontravam guarida com facilidade e, ao aportarem em Manaus, dirigiam-se às regiões desabitadas, invadiam terras, construíam casebres com as famílias e começavam a constituir comunidades em vários locais.

Dessas invasões surgiram muito bairros da cidade, sendo um deles a “Chapada”, conta o Historiador. Antonaccio relata que a maioria dos nordestinos iria trabalhar na extração do látex ficando alojados em um barracão que recebeu o nome de Hospedaria Pensador, em alusão ao ex-governador Eduardo Gonçalves Ribeiro.

Outro fator importante citado por Antonaccio é que, depois de ficarem alojados na hospedaria, os imigrantes deixavam as mulheres e os filhos abrigados e partiam para o interior do Estado em busca dos seringais, a fim de obter emprego e renda. “Mas é preciso dizer com todas as letras, que havia mais ilusão do que benesses e vitórias.

Loading...

Esses nordestinos, não recebiam a devida assistência dos proprietários dos seringais e retornavam doentes, sem quaisquer economias, afirma o historiador.

O historiador afirma que somente a partir de 1975, quando o coronel Jorge Teixeira assumiu a Prefeitura de Manaus, o bairro Chapada recebeu urbanização.

BAIRRO ATUALMENTE

A Chapada é um dos bairros mais bem localizado da cidade. Situada entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, os moradores estão próximos a pontos comerciais: lojas de autopeças como a Espantalho Pneus; a nova faculdade Maurício de Nassau; a Capital Rossi; o pet shop Arca de Noé; a Mirage Multimarcas, revendedora de carros, entre outras empresas.

Av. Djalma Batista corta um trecho privilegiado do bairro Chapada
Av. Djalma Batista corta um trecho privilegiado do bairro Chapada

O bairro fica próximo ao Amazonas Shopping e do novo estádio de futebol Arena da Amazônia, em construção para os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Comentários

comentários