História do Bairro: Cidade de Deus

1924

Há 22 anos, o bairro Cidade de Deus surgiu como mais uma invasão de terras ocupadas por migrantes vindos do interior e de outros Estados. Na época, segundo relatos de moradores, nada foi feito para impedir que as famílias de sem terra invadissem o local.

Distante do centro de Manaus, o bairro fica próximo da Cidade Nova, na Zona Norte, e Jorge Teixeira, na Zona Leste da capital amazonense. Só em 1993 é que a região foi efetivada como bairro.

Apesar de já constituído como bairro, o Cidade de Deus ainda se ressente da precariedade de infraestrutura eficaz em inúmeras de suas ruas.

BAIRRO ATUALMENTE

Loading...

A comunidade desenvolveu-se muito ao longo dos anos. Atualmente, o bairro Cidade de Deus conta com três escolas municipais, mas não tem nenhuma escola estadual. Estudantes da localidade são obrigados a deslocar-se para bairros vizinhos.

O bairro é servido duas linhas de ônibus que o ligam ao Centro, e duas linhas que o ligam ao Terminal de Integração da Cidade Nova (T3) e ao Terminal de Integração do Jorge Teixeira (T4).

No Cidade de Deus está localizado o Jardim Botânico Adolpho Ducke, criado em 2000 pela prefeitura em parceria com o Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), com a finalidade de buscar alternativas para conter o avanço da ocupação desordenada. O Adolpho Ducke tem área de 10.000 hectares e permite aos visitantes acesso aos diferentes ecossistemas da região.

Jardim Botânico Adolpho Ducke
Jardim Botânico Adolpho Ducke

Comentários

comentários

Curta nossa página do Facebook