HIstória do Bairro: Dom Pedro - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Memórias do Amazonas

HIstória do Bairro: Dom Pedro

Publicado

no

Dom Pedro

No dia 13 de outubro de 1900, o governador Silvério José Nery, atendendo a uma solicitação de aforamento de terras devolutas, concedeu título de propriedade das terras onde hoje está localizado o bairro Dom Pedro I, para o requerente José Gabriel Rolim. Era uma extensa área verde pertencente ao Estado, onde havia vários igarapés cortando matas, mas a partir de 1971 o panorama começou a ser modificado.

Conforme o historiador Gaitano Antonaccio, no livro “Bairros de Manaus”, segunda edição, o bairro foi inaugurado oficialmente no dia 20 de março de 1974, quando os conjuntos habitacionais foram entregues aos moradores.

LEIA TAMBÉM  Tudo sobre o Ciclo da Borracha - dos primórdios até 1920

O nome Dom Pedro I, foi uma homenagem ao imperador, em virtude da construção das casas ter sido iniciada em 1972, ano no qual o Brasil comemorou o sesquicentenário da independência de Portugal, ocorrida no dia 7 de setembro de 1822.“Essa área verde serviu para lazer durante muitos anos, para todos aqueles que buscavam banhos de igarapés aos finais de semana na cidade de Manaus”, afirma o historiador.

Em 1971, as terras foram adquiridas pelo empresário Isaac Benzecry do espólio de José Gabriel Rolim. Depois os Benzecry venderam a área para a Cooperativa Habitacional dos Trabalhadores de Manaus, quando foi dado início à construção do Conjunto Habitacional Dom Pedro I.

LEIA TAMBÉM  Projeto do Expresso de Manaus

Para ampliar o conjunto habitacional, e como existiam outras terras na região, a cooperativa negociou outra parte com o proprietário Francisco Cortez, passando então a proceder ao desmatamento do bairro, fazendo a terraplanagem. As primeiras casas foram construídas em 1972.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Bairro Atualmente

Uma das grandes referências do Dom Pedro I é a Fundação de Medicina Tropical do Amazonas, projeto que começou em 1970. O conjunto também possui, desde 1977, a FCecon (Fundação Centro de Oncologia do Estado do Amazonas), na avenida Dom Pedro I esquina com a rua Francisco Orellana. Essa fundação é o órgão estadual com a finalidade de prever e diagnosticar o câncer através de assistência médica especializada.

LEIA TAMBÉM  História sobre : O Monumento à Abertura dos Portos em Manaus

No bairro está localizada a Vila Olímpica, com atividades esportivas para os jovens e além de conjuntos habitacionais como: Kyssia, Deborah, Nova Jerusalém, Santa Terezinha e Aripuanã. Na educação, o conjunto agrega a Escola Estadual Maria Amélia, a Escola Estadual Senador Petrônio Portela e o colégio e faculdade La Salle, de propriedade particular.

A praça do bairro, em frente à igreja de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, foi urbanizada em 1993, recebendo a denominação de Praça da Alimentação, servindo para o lazer não só dos moradores do bairro.

 

Dom Pedro

Dom Pedro (Márcio Rodrigues)

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações