História do Bairro: Gilberto Mestrinho

1568

Iniciado com grande invasão de terras desde o ano de 2000, o bairro Gilberto Mestrinho tem uma década de existência, espraiando-se em direção às comunidades da Zona Leste, principalmente Grande Vitória, Novo Reino e outras.

Gilberto Mestrinho
Gilberto Mestrinho (M√°rcio Rodrigues)

De acordo com o historiado Gaitano Antonaccio, o bairro Gilberto Mestrinho está sendo formado por ocupantes que lá chegaram vindos de outras comunidades, colocando nas ruas nome de países e cidades da Europa e de outros continentes. São ruas sem asfaltamento, esburacadas, sem sarjetas, sem água encanada, onde a maioria não possui luz elétrica e outros benefícios básicos.

‚ÄúQuem chega √†s ruas Roma, Su√≠√ßa, Inglaterra, Barcelona e outras, ir√° perceber duas curiosidades: h√° uma confus√£o entre nome de pa√≠ses e de cidades, pois deveria ser uma coisa ou outra‚ÄĚ, afirma o historiador.

O nome dado ao bairro, em homenagem ao senador Gilberto Mestrinho, tinha como objetivo sensibiliz√°-lo para que olhasse a situa√ß√£o dos ocupantes, na tentativa de for√ßar, como das vezes anteriores, uma desapropria√ß√£o das terras. ‚ÄúCom a persist√™ncia dos conflitos, e atendendo o clamor dos moradores, o governador Amazonino Mendes decidiu intervir e autorizou a todos que permanecessem na √°rea‚ÄĚ, lembra Antonaccio.

Bairro Atualmente

Entretanto, apesar da autoriza√ß√£o, o bairro continua sem muitos servi√ßos p√ļbicos. A √°gua encanada somente em 2008 foi colocada nas resid√™ncias, embora a sua distribui√ß√£o continue sofr√≠vel. A luz tem sido da mesma forma. Algumas ruas continuam sem liga√ß√Ķes e muitas s√£o clandestinas, oferecendo perigos constantes √†s fam√≠lias.

Os cat√≥licos do bairro s√£o em minoria, havendo mais igrejas evang√©licas. A √ļnica igreja cat√≥lica √© a de Nossa Senhora do Ros√°rio e est√° localizada nas proximidades da rua Vit√≥ria R√©gia, comunidade da Grande Vit√≥ria.

Considerando o crescimento desordenado da Zona Leste, onde os principais bairros de Manaus est√£o sendo constru√≠dos, certamente o poder p√ļblico dever√° ser chamado muito em breve para solucionar problemas de educa√ß√£o, lazer, estruturas de esporte, arruamentos novos, asfaltamento e saneamento b√°sico, pois as a√ß√Ķes do governo atrav√©s do Prosamim, ainda levar√£o tempo para chegar ao bairro Gilberto Mestrinho.

Coment√°rios