História do Bairro: Gilberto Mestrinho

944

Iniciado com grande invasão de terras desde o ano de 2000, o bairro Gilberto Mestrinho tem uma década de existência, espraiando-se em direção às comunidades da Zona Leste, principalmente Grande Vitória, Novo Reino e outras.

Gilberto Mestrinho
Gilberto Mestrinho (Márcio Rodrigues)

De acordo com o historiado Gaitano Antonaccio, o bairro Gilberto Mestrinho está sendo formado por ocupantes que lá chegaram vindos de outras comunidades, colocando nas ruas nome de países e cidades da Europa e de outros continentes. São ruas sem asfaltamento, esburacadas, sem sarjetas, sem água encanada, onde a maioria não possui luz elétrica e outros benefícios básicos.

“Quem chega às ruas Roma, Suíça, Inglaterra, Barcelona e outras, irá perceber duas curiosidades: há uma confusão entre nome de países e de cidades, pois deveria ser uma coisa ou outra”, afirma o historiador.

O nome dado ao bairro, em homenagem ao senador Gilberto Mestrinho, tinha como objetivo sensibilizá-lo para que olhasse a situação dos ocupantes, na tentativa de forçar, como das vezes anteriores, uma desapropriação das terras. “Com a persistência dos conflitos, e atendendo o clamor dos moradores, o governador Amazonino Mendes decidiu intervir e autorizou a todos que permanecessem na área”, lembra Antonaccio.

Bairro Atualmente

Entretanto, apesar da autorização, o bairro continua sem muitos serviços púbicos. A água encanada somente em 2008 foi colocada nas residências, embora a sua distribuição continue sofrível. A luz tem sido da mesma forma. Algumas ruas continuam sem ligações e muitas são clandestinas, oferecendo perigos constantes às famílias.

Os católicos do bairro são em minoria, havendo mais igrejas evangélicas. A única igreja católica é a de Nossa Senhora do Rosário e está localizada nas proximidades da rua Vitória Régia, comunidade da Grande Vitória.

Considerando o crescimento desordenado da Zona Leste, onde os principais bairros de Manaus estão sendo construídos, certamente o poder público deverá ser chamado muito em breve para solucionar problemas de educação, lazer, estruturas de esporte, arruamentos novos, asfaltamento e saneamento básico, pois as ações do governo através do Prosamim, ainda levarão tempo para chegar ao bairro Gilberto Mestrinho.

Comentários

comentários

Loading...