Home Regionalismo Memórias do Amazonas História do bairro – Nossa Senhora das Graças

História do bairro – Nossa Senhora das Graças

3 min - tempo de leitura
419

O bairro Nossa Senhora das Graças surgiu há 72 anos. Foi fundado em 27 de novembro de 1940 e era apenas um beco onde morava o senhor Alfredo Coelho Macedo. Ele ficou tão conhecido pelos outros moradores que ali se instalaram, que o beco foi chamado de Beco do Macedo.

bairro Nossa Senhora das Graças em Manaus
bairro Nossa Senhora das Graças em Manaus

O beco estava localizado próximo a um hipódromo, que mais tarde foi transformado em estádio de futebol, o Parque Amazonense. A área ainda existe, mas serve para a prática esportiva e atividades sociais da comunidade.

O Antigo Estádio Parque Amazonense
O Antigo Estádio Parque Amazonense

O Estádio Parque Amazonense

Foi muito utilizado pela população de Manaus e era localizado no Beco do Macedo, ficando numa vasta área do bairro da Vila Municipal, hoje Adrianópolis, com entrada principal pela rua Belém. Mais tarde parte dessa área foi ocupada e transformada em bairro. O terreno pertenceu a um cidadão português e depois foi doado à Maçonaria, que voltou a por em funcionamento um hipódromo e um campo de futebol, onde ocorriam os grandes clássicos do futebol Amazonense, tais como : Rio Negro e Nacional, Rodoviário e Américo, Nacional e Fast Clube e Auto Sporte e Olímpico Clube.

Antigamente

Na década de 1970, os moradores do Beco do Macedo receberam um padre que fez muito pela comunidade, o italiano César La Rocca, que ainda mora no bairro. Com a ajuda do povo e do poder público, ele construiu uma capela para a comunidade exercer a prática do catolicismo.

Com a adoção de Nossa Senhora das Graças como a padroeira do locaal, o nome do bairro foi modificado para o nome da santa. Apesar dessas mudanças terem ocorridas entre as décadas de 1970 e 1980, muita gente ainda conhece o bairro como Beco do Macedo. Dentro do bairro, está o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), além do histórico cemitério São João Batista e do reservatório do Mocó, que no início do século passado, abasteceu a cidade com água potável.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por No Amazonas é Assim
Carregar Mais Em Memórias do Amazonas

5 Comentários

  1. Mário Pinheiro

    13 de agosto de 2013 at 23:05

    Até o PELE Jogou Ai !

  2. Mário Mário Kiefer Pinheiro

    13 de agosto de 2013 at 23:05

    Até o PELE Jogou Ai !

  3. Marcia

    20 de setembro de 2013 at 16:15

    Um bairro maravilhoso para morar e criar seus filhos que até hoje ainda podem jogar a famosa bola na rua e brincar de barra-bandeira

  4. Silvio Macedo

    26 de novembro de 2013 at 11:36

    Procuro por familiares do senhor Alfredo Coelho Macedo meu tio avô. por favor se souber entre em contato procuramos ha Anos. Meus pais moraram no beco do macedo. Desde Já muito Obrigado!

  5. Silvio Kléber Macêdo

    25 de outubro de 2015 at 12:19

    Meu pai Sebastião Coelho Macedo morou ai ele era sobrinho do Tio Macedo senhor Alfredo Coelho Macedo, procuro por parentes do meu pai que está sem contado a 40 anos

Deixe uma resposta

Leia Também

Homem mata a filha e o genro com marreta e enterra corpos em horta no quintal

Um homem identificado como Benedito Moreira, confessou ter matado a própria filha, Marcela…