Home Notícias Esporte Hoje foi feito a maior sacanagem contra o Amazonas FC! Entenda o que está rolando!

Hoje foi feito a maior sacanagem contra o Amazonas FC! Entenda o que está rolando!

7 min - tempo de leitura
7,523

Na tarde desta sexta-feira, na sede da Federação Amazonense de Futebol (FAF), estiveram reunidos os oito clubes participantes do Campeonato Amazonense de 2020 – O Barezão – e decidiram pelo término antecipado da competição devido a pandemia do Coronavírus.

Uma das maiores discussões era se o Campeonato Amazonense seria cancelado (como se nunca tivesse tido nenhum dos jogos) ou se seria encerrado (manteria-se a tabela dos jogos e venceria quem estivesse na frente).

Dos oito clubes amazonenses, seis clubes (Nacional, Princesa, Fast, São Raimundo, Iranduba e o próprio Manaus FC) votaram pelo cancelamento do campeonato. Já os outros dois, Penarol e Amazonas, pediram o encerramento da competição.

Explicação dos Votos

Vamos a explicação do que isso significa e quem são os envolvidos nas votações. Hoje, os três clubes em risco de rebaixamento são justamente Iranduba, São Raimundo e Princesa do Solimões. E os 3 clubes amazonenses que estão com calendário em 2020 (que garantiram a partir do Campeonato Amazonense de 2019) são Manaus FC, Nacional e Fast.

Logo, caso o Barezão 2020 seja cancelado, esses 6 clubes se beneficiariam. 3 garantiriam o não rebaixamento e os outros 3 clubes garantiriam calendário para eles próprios de 2021, uma vez que o “Campeonato Amazonense 2020” não teria acontecido.

Do outro lado, os principais interessados e que votaram contra essa cachorrada foram o Amazonas FC (atual vice-líder do 2º turno) e o Penarol (atual líder do 2º turno). Esses votaram pelo encerramento pois gostariam que o critério de definição das vagas, de quem sobe e quem desce, quem vai pra série D e Copa do Brasil em 2021 fosse definido pelo índice técnico, ou seja, soma-se tudo que se jogou até hoje e põe na balança.

Classificação Geral

Se assim fosse, somando os pontos do primeiro e segundo turno, o 1º colocado geral seria o Amazonas Futebol Clube que estaria com 26 pontos, o 2º colocado seria o Manaus FC com 22 pontos, em 3º estaria o Penarol com 15 pontos e em 4º estariam empatados Nacional e Fast Clube com 14 pontos.

Penarol acreditava no título, anunciou pacote de reforços e pode ter tudo isso jogado no lixo | Foto: Marcos Dantas

Simplesmente cancelar o Campeonato Amazonense 2020 é surreal, desrespeitoso com os times e principalmente vergonhoso para o Estado. Uma decisão dessa atinge diretamente os que estão fazendo belíssimas campanhas este ano, que se reforçaram e que estão dando trabalho. Além disso é um desrespeito a todos os torcedores que investiram dinheiro para ir ao estádio acompanhar o time do coração. Pessoas que fazem viagens intermunicipais para estar ao lado do seu time e apoiá-lo. Esses torcedores serão ressarcidos? Fazer isso é totalmente cair no descrédito da opinião pública e mostrar que o Futebol no Amazonas ainda é de nível amador.

Imaginem os custos para se fazer um jogo ? Quadro móvel, ambulância, treinamentos, salários de jogadores, técnicos e etc? Esse dinheiro será ressarcido? Não se pode fazer uma situação dessa contra quem está na frente e brilhando. Esses clubes que votaram pelo cancelamento perderam a vergonha para justificar a incompetência deles!

O Amazonas FC é uma promessa do futebol amazonense e que fez uma belíssima campanha em 2020 com vitórias maiúsculas contra times ditos grandes do campeonato amazonense como por exemplo 3 x 0 contra o Nacional FC e 6 x 0 contra o Princesa do Solimões EC. O Penarol, que apesar do primeiro turno não ter sido excelente, estava fazendo um segundo turno com 100% de aproveitamento e já havia vencido jogando contra time da capital e do Interior em Iranduba. Ver um time de Itacoatiara ganhar contra times de Manaus, Iranduba e Manacapuru é um feito que mereceria sim uma chance de disputar a Série D.

Maikon Leite Amazonas FC (Foto: João Normando)
Maikon Leite do Amazonas FC (Foto: João Normando)

Ainda haverá uma nova reunião para definir se terá ou não um campeão, se terá ou não times rebaixados e também quais serão os classificados para Série D e Copa do Brasil de 2021. Todos esses imbróglios deverão ser sanados após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidir os próximos passos para este ano.

Este ano, as equipes que estão disputando as competições nacionais e ficarão no aguardo da CBF para saber se tais torneios ocorrerão são : Manaus FC que está na Série C. Fast e Nacional irão disputar a Série D, sendo que o Fast já está na fase de grupos, e o Nacional está na preliminar da Série D.

O Campeonato Amazonense foi paralisado após a metade do campeonato já ter acontecido. Se simplesmente ignorarem isso será uma desmoralização em tanto para o Futebol Amazonense.

Segue a ata da Reunião

Ata da reunião da FAF — Foto: Divulgação
Ata da reunião da FAF — Foto: Divulgação

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Esporte

Deixe uma resposta

Leia Também

Ivo Neto tem uma da campanhas que mais cresce em Manaus!

O candidato a vereador pelo partido PATRIOTAS Ivo Neto, fez novamente uma grande mobilizaç…