Home Notícias Amazonas Idam incentiva plantio de feijão em Canutama

Idam incentiva plantio de feijão em Canutama

3 min - tempo de leitura
15

O cultivo do feijão, atividade desenvolvida em praticamente todos os municípios do Amazonas, vem sendo incentivada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) com a entrega de sementes do feijão caupi. Em Canutama (a 619 quilômetros de Manaus), mais de 70 famílias rurais já receberam as sementes. A ação continua nesta quarta-feira (19/06) e vai atender às comunidades Repouso, Glória do Ronca e Belo Monte.

Foto: Divulgação

De acordo com o gerente do Idam/Canutama, Raimundo Cordeiro, os 500 quilos de sementes do feijão caupi foram adquiridos pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), entidade licitante das sementes de grãos. “A estimativa é que possamos beneficiar cerca de 150 famílias das comunidades rurais e áreas próximas a cidade”, disse Raimundo, ao destacar que a produção esperada dessas sementes é de 16 toneladas.

Até o momento já foram entregues 140 quilos de sementes às comunidades Boca do Gavião, Sacado, Vista Alegre, Santa Cora, Nova Vista, Santa Maria, Seringueiro, Prainha de Canutama, Jadibaru, Glória de Baixo e Praia do Boi.

Cultura – O feijão, além de ser uma fonte de alimentação, também é uma atividade alternativa econômica para aqueles agricultores que já desenvolvem outras atividades e querem complementar a renda. Como sistema de cultivo, o plantio pode ser realizado de forma consorciada com outras culturas, como a mandioca, banana e o milho. Atualmente, o município de Canutama produz 55 toneladas de feijão por ano, conforme relatório do Idam/2018.

Assistência Técnica – O Idam acompanha os agricultores com orientações técnicas realizando visitas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), desenvolvendo metodologias que visam o aperfeiçoamento das práticas de campo, entre outras atividades. Na cultura do feijão, os técnicos repassam aos agricultores informações sobre o melhor período para plantio, manejo da cultura e comercialização.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Emerson Tahan
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Em Manaus, 56 estabelecimentos são vistoriados pela Central de Fiscalização e dez são fechados

Em uma nova ação da Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de…