Identidade turística de Anori começa a ser implementada com o Letreiro Turístico de “Anori Terra Querida”

145

Na noite deste último domingo (29), na cidade de Anori, distante cerca de 234 quilômetros da capital Manaus, foi realizado a entrega do Letreiro Turístico de “Anori Terra Querida”.  O letreiro está localizado em frente à Câmara Municipal de Anori, na Praça Raimundo Feitosa.

“A implementação da identidade turística de Anori, nessa primeira etapa, será representada por um letreiro de 2,40m de altura por 6,00m de comprimento, onde teremos letras inspirada em desenhos indígenas encontrados nas cerâmicas arqueológicas de Anori. Temos um ícone representativo de um “Bicho de Casco” que deu a origem ao nome de nossa terra querida. ANORI é uma derivação de Ayanory que significa “Bicho de casco” na língua dos índios locais da época.” declarou o Secretário de Turismo de Anori, Jardel Castro.

Letreiro " Anori Terra Querida " / Foto : Divulgação
Letreiro ” Anori Terra Querida ” / Foto : Divulgação

De acordo com o presidente do Órgão Estadual de Turismo, a implantação da identidade turística, ou a sinalização, vai ajudar no ordenamento da atividade no município. “Esse trabalho que o secretário Jardel nos apresentou, de identificação turística, já vem sendo usada por alguns destinos do Brasil e se tudo der certo poderemos levá-lo aos outros municípios do Estado”, disse Orsine Junior.

Letreiro " Anori Terra Querida " / Foto : Divulgação
Letreiro ” Anori Terra Querida ” – Secretário de Turismo Jardel Castro / Foto : Divulgação

A história de Anori remete-se em conjunto com a história de seu vizinho o município de Codajás, quando foi criado através do decreto estadual número 1186, de 31 de dezembro de 1943 o distrito de Anori subordinado a administração de Codajás, em 29 de dezembro de 1956 foi elevado a categoria de município pela lei estadual nº 117, desmembrando-se de seu vizinho e formando o atual município.

Seu nome vem da palavra indígena em Nheengatu, “Uanuri” ou “Wanury” regionalmente conhecida como “Ánory”, que significa “Tracajá macho”, uma espécie de quelônio dulcícola de tom negro azulado com manchas amarelas, facilmente encontrada na região.

Confira o letreiro turístico de Anori

Letreiro " Anori Terra Querida " / Foto : Divulgação
Letreiro ” Anori Terra Querida ” – Prefeito Jamilson Carvalho / Foto : Divulgação

Comentários