Home Notícias Brasil Ilha paraense terá casamento comunitário homoafetivo na praia às vésperas do carnaval

Ilha paraense terá casamento comunitário homoafetivo na praia às vésperas do carnaval

2 min - tempo de leitura
28

Este será o primeiro casamento comunitário homoafetivo de Mosqueiro e para os casais que quiserem fazer parte desta festa, basta comparecer ao Cartório Santiago Teixeira, apresentar as certidões de nascimento originais, RG e CPF, comprovante de residência e duas testemunhas, as quais serão os padrinhos, e pagar uma taxa de R$128,00, as inscrições iriam inicialmente até o dia 31 de janeiro no próprio cartório, porém, esse prazo deverá ser estendido.

A direção do cartório diz que os casais homoafetivos com residência na cidade de Belém também estão aptos a participarem desta oportunidade e realizarem seu casamento. Desde que o Cartório Santiago Teixeira assumiu a titularidade em Mosqueiro, em julho de 2018, já realizou dois casamentos homoafetivos.

Além de boas memórias em fotos coloridas, a união civil para pessoas do mesmo sexo garante direitos como a participação em plano de saúde, pensão alimentícia e divisão dos bens adquiridos, por exemplo. Em 14 de maio de 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou a Resolução 175, que passou a garantir aos casais homoafetivos o direito ao casamento no civil.

De acordo com o IBGE o casamento entre pessoas do mesmo sexo cresceu 10% em 2017 no Brasil comparado a 2016, sendo a União entre cônjuges do sexo feminino com maior representação, 57,5% do total de casamentos homoafetivos. Já no Pará o aumento de casamentos homoafetivos foi de 31,5% segundo a pesquisa divulgada no final do ano passado.

Os interessados podem ter mais informações no próprio cartório situado na Trav. Carlos Bentes, nº 114 Bairro – Vila ou pelo telefone (91) 3771-4129 e (91) 98145-1333 de Segunda-feira à Sexta-feira de 8h às 12h e das 14h às 17h.

Foto : Ilustração da Web

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Brasil

Deixe uma resposta

Leia Também

Pantanal está pegando fogo em proporções nunca registradas! Uma verdadeira tragédia pro Brasil e o mundo!

Nos primeiros sete meses deste ano, o principal rio do Pantanal, o rio Paraguai, atingiu o…