Imagens compartilhadas em grupos de policiais no WhatsApp vazam e geram polêmica na web

673

Duas imagens mostrando um policial militar fardado, com o rosto coberto por uma m√°scara de palha√ßo e um machado apontado para a cabe√ßa de um suspeito, foram amplamente divulgados nas redes sociais desde a tarde de quarta feira (13/7). Mas antes das fotos circularem em grupos de policiais no WhatsApp. A legenda utilizada no vazamento l√™: ‚ÄúTem tatuagem de palha√ßo, mas quando v√™ um na frente fica com medo‚ÄĚ.

imagem de divulgação
imagem de divulgação

A refer√™ncia √† tatuagem diz respeito a um estudo realizado por um capit√£o da PM da Bahia que ligaria presos com palha√ßos tatuados no corpo a envolvimento com mortes de policiais. As duas fotos, segundo advogados, constituem crime previsto pelo c√≥digo penal no Art. 286 ‚Äď incitar, publicamente, a pr√°tica de crime: pena ‚Äď deten√ß√£o de 3 a 6 meses ou multa. A atitude do PM na foto foge completamente do C√≥digo de Conduta da institui√ß√£o, e um pedido de averigua√ß√£o j√° feito enviado √† Corregedoria da Pol√≠cia Militar.

√Č claro que, se o rapaz na foto √© realmente suspeito de envolvimento na morte de um PM ou em qualquer outro crime, ele deve ser levado √† justi√ßa e, comprovado seu crime, ser punido exemplarmente. Ainda assim, a conduta registrada por um policial √© sintoma de uma rela√ß√£o direta entre a criminalidade e a viol√™ncia que assolam o pa√≠s e a pr√≥pria criminalidade e viol√™ncia dentro da pol√≠cia.

Fica difícil esperar que a polícia possa resolver a situação da violência, sem uma reforma concreta e radical dentro da própria instituição.

N√£o h√° d√ļvidas de que a pol√≠cia √© tamb√©m uma grande v√≠tima em alguns casos, mas possuindo o monop√≥lio da viol√™ncia legalizada, o exemplo deve partir da pr√≥pria pol√≠cia. A situa√ß√£o da viol√™ncia em um pa√≠s sempre ser√° equivalente ao comportamento policial ‚Äď e, no meio dessa convuls√£o social, inocentes s√£o absurdamente violentados e mortos em ambos os lados, tanto da pol√≠cia quanto da popula√ß√£o, que est√£o, em verdade, do mesmo lado.

imagem de divulgação
imagem de divulgação

 

Coment√°rios