Home Notícias Internacional Inédito : Bebê nasceu com anticorpos contra covid-19 após a mãe ser vacinada quando estava grávida

Inédito : Bebê nasceu com anticorpos contra covid-19 após a mãe ser vacinada quando estava grávida

1 min - tempo de leitura
92

Nos EUA, uma bebê nasceu com anticorpos contra covid-19 após a mãe ser vacinada quando estava grávida. O caso é inédito, segundo os pesquisadores da Flórida, e foi publicado na plataforma medRvix, no dia 5 de fevereiro deste ano. O estudo preliminar ainda não foi revisado por outros cientistas.

A mulher, uma profissional de saúde, recebeu a vacina da Moderna, que utiliza tecnologia mRNA, três semanas antes do parto normal. Inclusive, a mãe já tomou a segunda dose da vacina.

“Demonstramos que os anticorpos IgG contra SARS-CoV-2 são detectáveis em uma amostra de sangue do cordão umbilical de um recém-nascido após uma única dose da vacina Moderna. Assim, há potencial para proteção e redução do risco de infecção de SARS-CoV-2 com a vacinação materna”, escreveram os cientistas no estudo.

De acordo com a publicação, a eficácia protetora da vacina em recém-nascidos e o momento ideal de vacinação em grávidas permanecem desconhecidos.

Além disso, os pesquisadores afirmam que mais estudos são necessários para entender a quantidade de anticorpos neutralizantes virais presentes em bebês nascidos de mães que foram vacinadas antes do parto e que não tiveram covid-19. Os cientistas também explicam que a duração da proteção do anticorpo ainda é desconhecida.

“Pedimos para outros investigadores que criem registros de gravidez e amamentação, assim como conduzam estudos de eficácia e segurança das vacinas de covid-19 em mulheres grávidas, lactantes e seus filhos”, disseram.

Vacinação de gestantes contra a Covid-19 deve considerar quatro fatores

  • O nível de potencial contaminação do vírus na comunidade;
  • A potencial eficácia da vacina;
  • O risco e a potencial gravidade da doença nas mulheres, inclusive os efeitos no feto e no recém-nascido;
  • A segurança da vacina tanto para a mãe quanto para o bebê.
Estudo ainda não foi revisado por outros cientistas Imagem: Divulgação
Estudo ainda não foi revisado por outros cientistas Imagem: Divulgação

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Internacional

Deixe uma resposta

Leia Também

Câmera flagra momento em que caminhão sem freio leva tudo pelo caminho!

Câmeras de segurança registraram no último dia (02/03) um acidente envolvendo no mínimo 6 …