Inscri√ß√Ķes abertas para Curso de Multiplicadores de Turismo de Base Comunit√°ria na Amaz√īnia

147

Foram abertas ontem (30) as inscri√ß√Ķes para o ‚ÄúCurso de Multiplicadores: Planejamento e Gest√£o em Turismo de Base Comunit√°ria‚ÄĚ, onde ser√° compartilhada a experi√™ncia do Instituto Mamirau√° na gest√£o da Pousada Uacari, um dos projetos pioneiros de Turismo de Base Comunit√°ria no Brasil. O curso acontecer√° de 15 a 19 de outubro no munic√≠pio de Tef√© e na Reserva de Desenvolvimento Sustent√°vel Mamirau√°, a cerca de 500km de Manaus, no estado do Amazonas.

Os participantes irão aprender sobre a comercialização, promoção e o monitoramento de impactos de turismo de base comunitária, modelo turístico que visa garantir o aumento de renda e qualidade de vida às comunidades locais alinhado à conservação dos recursos naturais.

A programação também inclui uma visita à Pousada Uacari, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, que é uma das principais áreas de atuação do instituto. No local, serão abordadas diversas temáticas dos setores de lazer, alimentação hospedagem e organização comunitária para o turismo.

O treinamento √© voltado a t√©cnicos de grupos e institui√ß√Ķes com atividade de turismo de base comunit√°ria em desenvolvimento e com interesse em trabalhar a sustentabilidade e o fortalecimento comunit√°rio nos respectivos programas. De acordo com os organizadores, o curso √© feito para ‚Äúpessoas que possam captar os principais aspectos das experi√™ncias adquiridas com a gest√£o compartilhada da Pousada Uacari e aplica-los nos locais de origem‚ÄĚ.

Pousada Uacari

H√° 20 anos o Programa de Turismo de Base Comunit√°ria do Instituto Mamirau√° assessora comunit√°rios no gerenciamento da Pousada Uacari, empreendimento criado para promover o desenvolvimento econ√īmico e social das comunidades envolvidas e a conserva√ß√£o da biodiversidade amaz√īnica atrav√©s da atividade tur√≠stica.

Em 2018, a pousada foi finalista do pr√™mio ‚ÄúTourism for Tomorrow‚ÄĚ, um dos maiores t√≠tulos internacionais da √°rea. O empreendimento j√° gerou mais de R$3,5 milh√Ķes e beneficiou cerca de 750 pessoas.

Inscri√ß√Ķes

Os interessados devem se candidatar at√© o dia 15 de julho. A divulga√ß√£o dos selecionados ser√° no dia 19 de julho. As instru√ß√Ķes est√£o especificadas no edital, que pode ser acessado ao clicar aqui.

O ‚ÄúCurso de Multiplicadores: Planejamento e Gest√£o em Turismo de Base Comunit√°ria‚ÄĚ √© realizado pelo Instituto Mamirau√°, organiza√ß√£o social fomentada pelo Minist√©rio da Ci√™ncia, Tecnologia, Inova√ß√Ķes e Comunica√ß√Ķes (MCTIC), com apoio da Funda√ß√£o Gordon e Betty Moore.

Pousada Uacari é empreendimento pioneiro no país (Foto: Everson Tavares)
Pousada Uacari é empreendimento pioneiro no país (Foto: Everson Tavares)

Coment√°rios