Home Notícias Amazonas Inscrições abertas para Curso de Multiplicadores de Turismo de Base Comunitária na Amazônia

Inscrições abertas para Curso de Multiplicadores de Turismo de Base Comunitária na Amazônia

3 min - tempo de leitura
10

Foram abertas ontem (30) as inscrições para o “Curso de Multiplicadores: Planejamento e Gestão em Turismo de Base Comunitária”, onde será compartilhada a experiência do Instituto Mamirauá na gestão da Pousada Uacari, um dos projetos pioneiros de Turismo de Base Comunitária no Brasil. O curso acontecerá de 15 a 19 de outubro no município de Tefé e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, a cerca de 500km de Manaus, no estado do Amazonas.

Os participantes irão aprender sobre a comercialização, promoção e o monitoramento de impactos de turismo de base comunitária, modelo turístico que visa garantir o aumento de renda e qualidade de vida às comunidades locais alinhado à conservação dos recursos naturais.

A programação também inclui uma visita à Pousada Uacari, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, que é uma das principais áreas de atuação do instituto. No local, serão abordadas diversas temáticas dos setores de lazer, alimentação hospedagem e organização comunitária para o turismo.

O treinamento é voltado a técnicos de grupos e instituições com atividade de turismo de base comunitária em desenvolvimento e com interesse em trabalhar a sustentabilidade e o fortalecimento comunitário nos respectivos programas. De acordo com os organizadores, o curso é feito para “pessoas que possam captar os principais aspectos das experiências adquiridas com a gestão compartilhada da Pousada Uacari e aplica-los nos locais de origem”.

Pousada Uacari

Há 20 anos o Programa de Turismo de Base Comunitária do Instituto Mamirauá assessora comunitários no gerenciamento da Pousada Uacari, empreendimento criado para promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades envolvidas e a conservação da biodiversidade amazônica através da atividade turística.

Em 2018, a pousada foi finalista do prêmio “Tourism for Tomorrow”, um dos maiores títulos internacionais da área. O empreendimento já gerou mais de R$3,5 milhões e beneficiou cerca de 750 pessoas.

Inscrições

Os interessados devem se candidatar até o dia 15 de julho. A divulgação dos selecionados será no dia 19 de julho. As instruções estão especificadas no edital, que pode ser acessado ao clicar aqui.

O “Curso de Multiplicadores: Planejamento e Gestão em Turismo de Base Comunitária” é realizado pelo Instituto Mamirauá, organização social fomentada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com apoio da Fundação Gordon e Betty Moore.

Pousada Uacari é empreendimento pioneiro no país (Foto: Everson Tavares)
Pousada Uacari é empreendimento pioneiro no país (Foto: Everson Tavares)

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Amazonenses podem participar de Hackathon da NASA, maior competição global de programação; as inscrições estão abertas

Considerada a maior competição global de programação, a nova edição do hackathon ‘Na…