Home Notícias Amazonas Instituto Mamirauá realiza Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Instituto Mamirauá realiza Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

4 min - tempo de leitura
28

Começou no dia 23, a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Instituto Mamirauá. O evento, organizado nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) nacionalmente, tem como objetivo popularizar a ciência e tem milhares de atividades por todo o País.

No Instituto Mamirauá, estudantes do município de Tefé, no estado do Amazonas, tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da instituição, que realiza pesquisa científica em fauna, flora e manejo de recursos naturais na região do Médio Solimões, na Amazônia Central. As atividades seguem até sexta-feira, 25.

Foto: Divulgação

Divulgação científica e educação ambiental
Crianças e jovens dos níveis fundamental e médio de 14 escolas tiveram contato com as mais diferentes linhas de atuação do Instituto Mamirauá.

As palestras, exposições e distribuições de materiais foram organizadas com o objetivo demonstrar a importância da ciência na conservação de espécies de animais e plantas do bioma amazônico e também abordaram temas como consumo consciente e história.

Atividades variadas
Entre as atividades, o Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos organizou um teatro sobre a importância da conservação das cinco espécies de mamíferos aquáticos da Amazônia, uma sessão de retratos com os ‘mascotes’ do grupo e distribuiu máscaras de ariranha e peixe-boi-amazônico.

No mesmo prédio, a equipe do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias (GPIDATS) fez uma exposição interativa com maquetes e jogos para explanações sobre tratamento de água e saneamento básico e os pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Peixes realizaram exposições de aquários e peixes, onde também montaram a ‘Barraca dos Peixes’, um jogo onde os participantes precisam acertar questões relacionados às diversas espécies de peixes amazônicos.

Já no prédio das ‘Coleções Biológicas e Pesquisas Terrestres’, espécimes do acervo biológico do Instituto Mamirauá foram expostos e pesquisadores dos grupos de pesquisa em Ecologia de Vertebrados Terrestres, Felinos, Primatas ficaram à disposição dos estudantes para explicações de informações biológicas e de curiosidades de espécies como a onça-pintada, jacarés, macacos e insetos do bioma amazônico.

“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é bem importante para podermos divulgar nossas pesquisas para a população tefeense e abrir as portas da instituição para que nos conheçam. Abranger escolas municipais estaduais e também da área rural e para gente é um motivo de alegria”, afirma o coordenador de pesquisa do Instituto Mamirauá, Alexandre Hercos.

O primeiro dia da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no Instituto Mamirauá contou com cerca de 800 visitantes, entre moradores do município alunos e professores das escolas visitantes.

O evento conta com o apoio local do Instituto Federal do Estado do Amazonas (IFAM) e da Prefeitura Municipal de Tefé.

Texto: Júlia de Freitas

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Emerson Tahan
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Em Manaus, 56 estabelecimentos são vistoriados pela Central de Fiscalização e dez são fechados

Em uma nova ação da Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de…