Inicial Notícias Interligação do novo reservatório de água tratada do Jorge Teixeira acontece nesta terça-feira e fornecimento de água em alguns bairros será interrompido

Interligação do novo reservatório de água tratada do Jorge Teixeira acontece nesta terça-feira e fornecimento de água em alguns bairros será interrompido

5 minuto de leitura
0
8

O novo reservatório de água tratada da zona Leste de Manaus, localizado na rua Alecrim, bairro Jorge Teixeira, está próximo de ser entregue à população. Com quase 18 metros de altura, a nova unidade construída pela Águas de Manaus pode armazenar 7,5 milhões de litros, volume que pode abastecer, por exemplo, 15 mil caixas d’água de 500 litros.

A obra vai melhorar o abastecimento de água para 107 mil pessoas na zona Leste, ampliando a capacidade de reservação de água tratada, reduzindo oscilações na pressão do sistema e facilitando a implantação de expansões de redes na região.

O novo reservatório será interligado ao sistema de abastecimento nesta terça-feira (02). Para que isso aconteça, será necessário interromper temporariamente o fornecimento de água em alguns bairros. A concessionária pede que as pessoas façam o uso consciente e se possível, reservem água no período.

Foto: Adan Garantizado
Foto: Adan Garantizado

Os ajustes começam a partir das 13h de terça-feira (02) e vão até as 2h30 da manhã de quarta-feira (03). O abastecimento de água tratada na região será normalizado a partir das 13h da quarta-feira (03).

Os bairros abrangidos pela parada são: Jorge Teixeira I, II, III e IV, João Paulo I e II, Brasileirinho, Santa Inês, Nova Vitória, Conjunto Viver Melhor III, Cidade Alta, Bairro Novo, Prourbis Humberto Carmo e Prourbis Res. Manuel Meireles.

Nova Estrutura
unidade do Jorge Teixeira é a maior entre os cinco novos reservatórios que estão sendo construídos pela concessionária Águas de Manaus na capital. As obras na Cidade Nova, Compensa, Colônia Santo Antônio e Cidade de Deus estão em andamento. Todos devem ser entregues para a população no primeiro semestre do ano. Juntos, os cinco reservatórios vão aumentar a capacidade de reserva de água tratada na cidade em 30 milhões de litros. Atualmente, a capital possui 182 reservatórios, que comportam 226 milhões de litros.

Para o comerciante Erivaldo Rios, de 47 anos, morador do Jorge Teixeira há 14 anos, as mudanças no abastecimento de água no bairro já são visíveis, desde a nova gestão da concessionária. Ele espera que o novo reservatório ajude ainda mais a população que necessita dos serviços de água. “Isso, realmente, é uma necessidade porque quando eu cheguei por aqui, nós não tínhamos água. Antigamente, a água era tão fraca que nem chegava até minha casa, então tínhamos que carregar baldes. Hoje, já vejo que melhorou bastante. Praticamente não tenho mais esse problema. Espero que melhore ainda mais com o reservatório”, afirmou.

Foto: Adan Garantizado
Foto: Adan Garantizado

Outro morador que já percebe a melhora no fornecimento de água na região é o comerciante Clemilton Azevedo, de 45 anos. “Quando eu cheguei aqui, precisei construir um poço para tentar amenizar o problema de falta de água. Era um problema grande do bairro. Hoje já vivemos outra realidade. As obras do novo reservatório trouxeram nova vida para essa área. Espero que o abastecimento só melhore com a interligação do novo reservatório”, alegou.

Para o líder comunitário do João Paulo, 1ª etapa, Frank da Silva, o novo reservatório no Jorge Teixeira vai melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro e de todo o entorno. “A construção do novo reservatório será de suma importância. Há um tempo atrás, nós tivemos muitos problemas com relação a água e só uma caixa não era suficiente. Não conseguia alcançar a grande demanda da comunidade. E hoje, a empresa vem para somar com a comunidade. Eu agradeço muito a Águas de Manaus por ter se mobilizado para liberar a maior quantidade de água possível para os moradores”, disse.

Medidas para economizar água
Entre as dicas para economizar água pode-se destacar a captação de água da chuva em caixas d’ água e outros tipos de reservação como baldes e garrafas. Sobre a destinação da água da chuva, a Coordenadora de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Geaneide Vilhena, alega que os moradores podem reaproveitá-la para outras atividades cotidianas dentro de casa como lavar pátios, calçadas, dar banho nos animais, lavar carros, entre outras.

“É aconselhável sim fazer a captação correta da água das chuvas e incentivar as pessoas como economizar água para também economizar mais na conta no fim do mês”, afirmou. Outras pequenas atitudes, como reaproveitar a água da máquina de lavar para limpar calçadas, tomar banho de no máximo cinco minutos e fechar a torneira enquanto se escova os dentes ou lava a louça podem ajudar na economia de água nestes dias.

A Águas de Manaus reforça o compromisso em oferecer saúde e qualidade de vida para a cidade, agradece a compreensão da população e destaca a importância do registro das ocorrências que necessitem atuação da empresa, nos canais oficiais de relacionamento com o cliente: pontos físicos dos PAC´s (Alvorada, Compensa, Cidade Nova, São José; Shoppings Cidade Leste, Via Norte) e loja da rua Leonardo Malcher, 1237, Centro (de segunda a sexta, das 7h às 17h) ou nos canais disponíveis 24h por dia: SAC 0800 092 0195 e site www.aguasdemanaus.com.br.

*Com informações de assessoria

Comentários

Carregue Mais Notícias Relacionadas
Comentários estão fechados.