Home Notícias Política Internautas pedem Zé Ricardo, após PT escolher Sinésio Campos

Internautas pedem Zé Ricardo, após PT escolher Sinésio Campos

7 min - tempo de leitura
299

Nesta quinta-feira (28/5) internautas petistas e simpatizantes  lançaram a campanha #QueroVotarNoZé. A hashtag tem o objetivo de chamar a atenção do diretório nacional do PT para o nome do deputado federal José Ricardo (PT).

A mobilização dos militantes petistas, ganhou força na internet após o Partido dos Trabalhadores escolher o deputado estadual Sinésio Campos (PT) para concorrer a Prefeitura de Manaus na eleição de 2020.

Internautas pedem Zé Ricardo, após PT escolher Sinésio Campos – Imagem: Divulgação

Na última quarta-feira (28/5), o presidente do Partido dos Trabalhadores, Sinésio Campos, foi escolhido para disputar a eleição do executivo municipal pela sigla. A decisão foi tomada em dois turnos de votação, durante as prévias partidárias.

A confirmação do nome do Sinésio Campos, caiu como uma bomba para cerca de 40 pré-candidatos à vereadores que assinaram uma nota, encaminhada ao diretório nacional do PT, afirmando que, caso o deputado federal José Ricardo (PT) não fosse o escolhido para representar o Partido dos Trabalhadores, todos iriam abandonar as eleições e retirar as suas candidaturas.

Corre nos bastidores que, a grande maioria dos filiados do PT-AM, não irão apoiar,  fazer campanha e nem pedir voto para Sinésio Campos, que não tem simpatia, carisma e nem apoio dos filiados dentro do PT.

Conhecido como “O Homem da Kombi”, José Ricardo (PT), aparece nas primeiras colocações nas últimas pesquisas para Prefeitura de Manaus, além de ter notável ascensão com o apoio da “militância” do partido.

Na eleição de 2018, Zé Ricardo recebeu 197. 270 votos que o fez eleito deputado federal mais votado pelo AM. Em 2017, na disputa das eleições suplementares para o Governo do Amazonas, o Homem da Kombi ficou em 4º lugar com 181.257 votos, sendo 152.800 desses votos somente em Manaus.

Internautas pedem Zé Ricardo, após PT escolher Sinésio Campos – Imagem: Divulgação

AS PRÉVIAS DO PT

No primeiro turno, que contou com a participação do vereador Sassá da Construção, José Ricardo teve a maioria dos votos, 21. Sinésio ficou em segundo lugar com 20 votos dos diretorianos e Sassá, 5 votos.

No segundo turno da votação, a maioria dos diretorianos ficaram de fora da votação por não concordar com o processo de votação, com várias denuncias de irregularidades na realização do pleito interno, assim ele terminou com apenas dois votos.

Internautas pedem Zé Ricardo, após PT escolher Sinésio Campos – Imagem: Divulgação

JOSÉ RICARDO SE MANIFESTA

Com toda a polêmica gerada, José Ricardo emitiu nota lamentando a decisão do partido. De acordo com o parlamentar, “o melhor caminho seria a unidade do PT e um amplo debate político interno”, mas ocorreram “acordos políticos e atropelos” durante a escolha.

Confira a nota na íntegra sobre o processo de escolha da pré-candidatura do PT à Prefeitura de Manaus:

Sobre a reunião do Diretório do PT de Manaus e escolha do candidato do partido para as eleições municipais deste ano, entendo que o melhor caminho seria a unidade do PT e um amplo debate político interno.

Coloquei meu nome e toda trajetória política à disposição do partido para essa disputa. Vários grupos internos confirmaram apoio à minha indicação, pelo qual agradeço muito. Dentre as três candidaturas postas, fui o mais votado.

Para o 2º turno, deveria ter mais debates e tentativa de unidade. Acordos políticos e atropelos entre alguns grupos impediram essa possibilidade. Por isso, em protesto, vários dirigentes e diretorianos do PT de Manaus se retiraram da reunião.

A Direção Nacional do PT já tinha definido, meses atrás, que as candidaturas nas capitais e em cidades com mais de cem mil eleitores, obrigatoriamente, deveriam ser decididas pela Direção Nacional do Partido, sendo avaliadas e confirmadas, de acordo com as estratégias do partido, considerando o potencial eleitoral, inserção na sociedade e a trajetória de lutas em prol da população. Portanto, o PT nacional deverá manifestar seu posicionamento sobre Manaus.

Certamente há interesses de fora do partido que não querem a minha candidatura.

Mas, assim mesmo, continuo à disposição do partido para continuarmos a luta pelos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e para melhorar a vida do povo da cidade de Manaus e do Estado do Amazonas.

Manaus, 28 de maio de 2020.

José Ricardo Wendling
Deputado Federal – PT/AM e Pré-Candidato a Prefeito de Manaus

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por No Amazonas é Assim
Carregar Mais Em Política

Deixe uma resposta

Leia Também

Instituída no AM pela Aleam, a campanha Dezembro Verde conscientiza contra o abandono de animais

A campanha Dezembro Verde começou e seguirá, com o último mês do ano totalmente dedicado a…