Home Notícias Amazonas ‘Isso é Cidade Inteligente na veia’, diz prefeito Arthur Neto ao entregar sala de operações do CCC

‘Isso é Cidade Inteligente na veia’, diz prefeito Arthur Neto ao entregar sala de operações do CCC

5 min - tempo de leitura
14

Construir uma Cidade Inteligente, utilizando os avanços tecnológicos para gerir, antecipar e dar soluções aos problemas do cotidiano foi uma das metas mais buscadas na gestão do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que desde os primeiros anos de mandato investiu em tecnologia para melhorar os serviços. Na véspera de deixar o governo da cidade, nesta quarta-feira, 30/12, o chefe do Executivo municipal entregou a sala de controle, dotada de tecnologia e sistema de acompanhamento por Vídeo Wall do Centro de Cooperação da Cidade (CCC) José Pereira Filho, totalmente construído em sua gestão para acompanhar em tempo real serviços de trânsito, situações de Defesa Civil e de saúde, entre outros, auxiliando o gestor em situações de crises, por exemplo.

“Isso aqui é Cidade Inteligente na veia”, disse o prefeito, que agregou às vantagens do CCC o que também está sendo feito no Aterro Municipal, que ganhou equipamentos tecnológicos e uma sala de controle para monitorar toda a coleta nos bairros, assim como medir, com precisão, o que entra para ser depositado no aterro e, ainda, a implantação do Casarão da Inovação, no antigo Hotel Cassina, Centro de Manaus, que está preparando as bases para um polo digital e a entrada definitiva de Manaus na economia e indústria 4.0.

‘Isso é Cidade Inteligente na veia’, diz prefeito Arthur Neto ao entregar sala de operações do CCC / Divulgação

“Este prédio inteiro está dedicado à inovação tecnológica, está completamente pronto e é um exemplo da dedicação que dei à cidade e meus auxiliares também”, ressaltou. “Se tivéssemos adotado o caminho mais fácil, a cidade ficaria desprovida de um instrumento tão importante como esse. Eu sabia que eu, como gestor, muito pouco aproveitaria desse centro. Isso vai ficar para o próximo prefeito e espero que ele e os próximos o aperfeiçoem. É um sonho, não é toda cidade que dispõe disso. É um big brother do bem”, destacou. “A nossa decisão mostra que há uma nova mentalidade, pensar na cidade em primeiro lugar e foi por ela que fiz esse esforço e sacrifício de preparar um instrumento poderoso aos próximos prefeitos”, disse.

O CCC, que teve suas instalações físicas inauguradas, recebeu novo e moderno mobiliário, equipamentos tecnológicos e sistemas. O local funciona como uma grande sala de monitoramento e gerenciamento de crise. Localizado no cruzamento das avenidas Efigênio Salles e Umberto Calderaro Filho, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, o CCC integra o trabalho de diversas secretarias municipais, dando maior celeridade às demandas da capital.

A construção do espaço foi coordenada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e a parte tecnológica implantada pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) e vai trabalhar nas respostas às emergências, desastres e prevenção, prioritariamente. Um dos primeiros trabalhos realizados na estrutura é o monitoramento do trânsito que já está a pleno vapor.

“É um novo conceito de gestão pública, que é o conceito de governança, que o prefeito Arthur Neto investiu muito para que fosse adotado”, explicou o diretor de Segurança e de Tecnologia da Informação da Semef, Sérgio Augusto Magalhães. O diretor assegurou, ainda, que, nos próximos dias, outras secretarias serão agregadas para consolidar o sentido de cooperação do Centro.

‘Isso é Cidade Inteligente na veia’, diz prefeito Arthur Neto ao entregar sala de operações do CCC / Divulgação
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Roger Siqueira
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Governador do Pará oferece 30 leitos para pacientes do Amazonas com Covid-19

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou na noite desta quinta-feira (14) que…