Inicial Regionalismo Agenda Cultural Itacoatiara comemora 145 anos de emancipação política com grande festejo

Itacoatiara comemora 145 anos de emancipação política com grande festejo

2 minuto de leitura
0
114

Nesta quinta-feira (25), o município de Itacoatiara, distante 176 km de Manaus, hoje está comemorando 145 anos de emancipação política.

Em 25.04.1874, com base em projeto do deputado Damasco de Souza Barriga, convertido na Lei nº 283, a antiga Vila de Serpa é elevada à categoria de cidade, com o nome de Itacoatiara. Depois de Manaus e Tefé, foi a primeira localidade do Amazonas à categoria de cidade.

Vestígios arqueológicos apontam que civilizações altamente avançadas habitavam a região de Itacoatiara a pelo menos 4 mil anos.

Segundo o naturalista Barbos Rodrigues, essas civilizações marcaram nas rochas de arenito do litoral da cidade e do Rio Urubu, centenas de petróglifos (gravuras marcadas nas rochas), com desenhos em baixo relevo, retratando caretas e desenhos de animais.

Além disso, diversos materiais em cerâmica foram deixados por esses povos.Indígenas de várias etnias fizeram parte dos primeiros povos que constituíram a formação da cidade, nos primórdios de sua fundação. Segundo o historiador Frank Chaves, O município teve como primeiros habitantes os índios Muras, Juris, Abacaxis, Anicorés, Aponariás, Cumaxiás, Barés, Jumas, Juquis, Pariguais e Terás.

Com o processo de expansão do colonialismo lusitana, além da formação indígena, os portugueses foram os primeiros a se estabelecer no lugar, seguido dos espanhóis, judeus, africanos, árabes e japoneses.

Pedra com inscrições na língua tupi deu origem ao nome Itacoatiara

A "pedra lavrada" que deu origem ao nome da cidade. Supõe-se que os escritos foram feitos por jesuítas - e não por índios nativos, como muitos acreditam. Foto: Fábio Tito
A “pedra lavrada” que deu origem ao nome da cidade.
Supõe-se que os escritos foram feitos por jesuítas – e não por
índios nativos, como muitos acreditam. Foto: Fábio Tito

No sábado (27) de abril no Centro de Eventos Juracema Holanda, será comemorado com uma grande festa o aniversário da Cidade. A atração nacional será o LÉO CHAVES da Dupla Victor e Léo. Além dele, o evento contará também com XIADO DA XINELA, ISRAEL PAULAIN, DEUZIMAR E OS PARÇAS, BANDA BADALAUÊ, JANY SOUZA E BANDA E DJ RODRIGO GALVÃO.

O portal Itacoatiara Online fez um vídeo atual da cidade para mostrar um pouco de como ela está.

Comentários

Carregue Mais Notícias Relacionadas
Comentários estão fechados.