Jacaré de 3m é encontrado com arpão preso a pata em porto em Manaus

846

Um jacaré-açu de 3 metros foi encontrado em uma área do Porto do São Raimundo, situado na Zona Oeste de Manaus, na manhã desta quinta-feira (30). Segundo o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), o animal foi avistado por seguranças do local com um arpão na pata traseira esquerda.

(Foto: Ipaam/Divulgação)
(Foto: Ipaam/Divulgação)

Segundo o Instituto, o jacaré-açu foi levado a um clínica veterinária para a realização de cirurgia para remoção do arpão. Ainda segundo o Ipaam, técnicos tiveram dificuldade para transportar o animal em virtude do tamanho, peso e nível de agitação causada pelo estresse.

O Instituto informou ainda que no fim da tarde o jacaré-açu será solto em local que ainda será definido, do outro lado do Rio Negro. A ação de reintrodução terá apoio do Batalhão Ambiental que disponibilizará uma embarcação que permitirá o transporte do animal com segurança.

Segundo especialistas do órgão, não é possível precisar o motivo que levou o animal à praia. No entanto, o Instituto destacou que os jacarés-açus têm ampla distribuição na cidade de Manaus e estão em seu habitat natural, próximo à água, podendo, ocasionalmente, surgirem no meio urbano e em locais populosos.

(Foto: Patrick Mota)
(Foto: Patrick Mota)

“O jacaré-açu é o maior jacaré da região amazônica, porém não é tão agressivo como as pessoas pensam”, informou a gerente de fauna, Sonia Canto, especialista em manejo e conservação de fauna silvestre, por meio da assessoria de comunicação.

Fonte: G1

Comentários

comentários

Loading...