Lutador amazonense garante vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2019

82

Ap√≥s cinco anos de treinamentos intensos e trabalho duro, o atleta de luta ol√≠mpica do Centro de Treinamento e Alto Rendimento do Amazonas (Ctara), Daniel Alves, garantiu no √ļltimo domingo (21/04), uma vaga para disputar os Jogos Pan-Americanos 2019, que ir√£o acontecer nos meses de julho e agosto em Lima, no Peru.

O atleta, que contou com o apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), ficou em quinto lugar no Campeonato Pan-Americano de Luta Olímpica realizado neste fim de semana, na Argentina.

O secretário da Sejel, Caio André de Oliveira, falou do orgulho em ter um atleta tão determinado quanto Daniel Alves. “Saber que temos grandes talentos é algo fantástico, mas ver a dedicação e a determinação de um jovem atleta como o Daniel é emocionante.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Neste momento, ele n√£o vive apenas o pr√≥prio sonho, mas o de todos aqueles que acompanham seu trabalho e acreditam em seu potencial, e isso √© algo que vale √† pena investir. Parab√©ns a todos os que fizeram parte dessa conquista‚ÄĚ, salientou.

Mais do que uma competição, Daniel afirmou que poder representar o Amazonas e o Brasil nos jogos Pan-Americanos é uma grande realização.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

‚ÄúEstou muito feliz com essa oportunidade. O trabalho foi √°rduo, mas valeu √† pena cada minuto. Agrade√ßo primeiramente a Deus por me permitir chegar at√© aqui, ao meu t√©cnico Ant√īnio Nestor, por todos os ensinamentos e ao presidente da Federa√ß√£o Amazonense de Luta Livre Esportiva (Falle), Waldeci Siva, e meus colegas de equipe, por sempre me incentivarem e acreditarem que eu tinha capacidade de conquistar esse feito. Essa vit√≥ria √© do Brasil, √© do Amazonas, √© de todos n√≥s‚ÄĚ, vibrou.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para o presidente da Falle, Waldeci Silva, esse resultado confirma o quanto a luta olímpica cresceu no Estado, em todos os sentidos.

‚ÄúNossos atletas s√£o extremamente talentosos e ganham destaque a cada dia que passa. A vit√≥ria do Daniel s√≥ mostra o quanto devemos investir em nossos lutadores, pois eles s√£o capazes de chegar muito al√©m do que sonhamos, eles n√£o tem limites. Aproveito para agradecer ao Governo do Amazonas pelo apoio ao Daniel e a todos os que colaboram com a modalidade‚ÄĚ, ressaltou.

Classificação РFeliz com a classificação, Daniel falou um pouco da competição.

‚ÄúForam disputas dur√≠ssimas. Quem conhece, sabe o quanto as competi√ß√Ķes internacionais s√£o dif√≠ceis. Lutei com representantes da Col√īmbia, M√©xico e Venezuela e, apesar de n√£o conseguir subir no p√≥dio, obtive a quinta coloca√ß√£o no campeonato e a t√£o sonhada vaga para os Jogos Pan-Americanos. Ainda n√£o realizei tudo aquilo que planejo com a luta ol√≠mpica, mas esta etapa foi vencida e isso j√° √© um grande passo‚ÄĚ, destacou.

Jogos Pan-Americanos ‚Äď Tendo como base os Jogos Ol√≠mpicos, os Jogos Pan-Americanos s√£o um evento multiesportivo, organizados pela Organiza√ß√£o Desportiva Pan-Americana (Odepa). Funcionam como uma vers√£o dos Jogos Ol√≠mpicos modernos, no qual participam apenas os pa√≠ses do continente americano.

Neste ano, a 18ª edição dos Jogos terá a participação de aproximadamente 6.700 atletas de 41 países, em 424 eventos de 39 modalidades.

Determinação РAos 22 anos, o atleta da categoria Sênior, até 57kg, estilo livre, sonha mais alto e quer chegar no maior evento esportivo do mundo.

‚ÄúUm dos meus sonhos, que era disputar os Jogos Pan-Americanos j√° vai ser completado. Mas meu objetivo maior e a concretiza√ß√£o de tudo que eu almejo com esse esporte, √© representar o meu Estado e o meu pa√≠s nas Olimp√≠adas. Irei redobrar o foco e treinar quantas vezes forem necess√°rias para chegar nesse n√≠vel e mostrar a for√ßa do povo amazonense. A estrada √© longa, mas a vit√≥ria √© certa‚ÄĚ, finalizou.

Com informa√ß√Ķes da Assessoria

Coment√°rios