Home Notícias Política José Genoíno é o primeiro suplente do Tiririca? Entenda a polêmica da renuncia do palhaço!

José Genoíno é o primeiro suplente do Tiririca? Entenda a polêmica da renuncia do palhaço!

3 min - tempo de leitura
19

Hoje no dia do circo, trouxemos uma polêmica envolvendo o palhaço Tiririca e que tem circulado e ganho cada vez mais força nas rede sociais. Tudo porque na última quarta-feira, durante seu primeiro e último discurso o deputado federal Tiririca (PR-SP), declarou que abandonaria a política e não disputaria a reeleição em 2018. Uma frase simples dessa acabou gerando alguns mal-entendido de que o palhaço deputado renunciaria imediatamente ao mandato. A partir do engano, começou a circular a notícia falsa de que o suplente de Tiririca, e que, portanto, assumiria seu lugar na Câmara, é o ex-deputado federal José Genoíno (PT-SP), um dos petistas abatidos no escândalo do mensalão.

Fake News / (Reprodução/Reprodução)
Fake News / (Reprodução/Reprodução)

O boato foi ventilado no site Notícia Brasil Online (veja acima) e, como é de costume, ganhou projeção nas redes sociais. “Agora voce [sic.] vai entender porque colocaram o Tiririca e o Lula apoiou tanto. Aquela velha história, usa-se um ignorante para se atingir os objetivos. Porque o Tiririca não contou quem era o seu suplente?”, acusa a lorota. Leia abaixo a íntegra.

 

PT Criativo…..

Agora voce vai entender porque colocaram o Tiririca e o Lula apoiou tanto. Aquela velha história, usa-se um ignorante para se atingir os objetivos. Porque o Tiririca não contou quem era o seu suplente?

QUEM É O PRIMEIRO SUPLENTE DE TIRIRICA?

JOSÉ GENOÍNO!

CONVENIÊNCIA !

É MUITA SAFADEZA!

DESDE QUE O PALHAÇO TIRIRICA SE INSCREVEU COMO CANDIDATO JÁ ERA SABIDA SUA CONDIÇÃO DE ANALFABETO.

PELA MAIS PURA “COINCIDÊNCIA” ELE SE CANDIDATOU (OU SERIA O CONTRÁRIO?)

NA COLIGAÇÃO ONDE ESTAVA JOSÉ GENOÍNO E OUTROS MENSALEIROS, QUE CORRIAM O RISCO DA FICHA SUJA.

ENTÃO, PROVIDENCIALMENTE, DESCOBREM

QUE O TIRIRICA É ANALFABETO.

ELE SAI, GENOÍNO ENTRA!

CRIME PERFEITO, NÃO ?

MAS O POVO QUE VOTOU NESSE MENSALEIRO GENOÍNO SAFADO MERECE MESMO O QUE HOUVER DE PIOR NA POLÍTICA, NO CONGRESSO.

NEM HAVERIA NECESSIDADE DE LEI FICHA LIMPA

SE O POVO TIVESSE VERGONHA NA CARA PARA NÃO VOTAR NESSES MELIANTES.

MAS O POVO GOSTA!

GOSTA DE SER SACANEADO E AGRADECE !

TIRIRICA NELES !

ADIVINHA QUEM É O PRIMEIRO SUPLENTE DE TIRIRICA?

JOSÉ GENOÍNO.

Na coligação para a qual Tiririca foi puxador de votos, estão candidatos envolvidos no escândalo do mensalão.

Entre eles o deputado Valdemar Costa Neto, que renunciou ao mandato para não ser cassado em 2005, sendo eleito em 2006.

E também petistas acusados no processo do mensalão, como João Paulo Cunha e José Genoino Neto.

Acorda, BRASIL!!!!!!!!!!!!!

O texto do boato remete às eleições de 2010, quando Tiririca, depois eleito, teve a elegibilidade questionada por supostamente ser analfabeto. Caso não comprovasse que sabia ler e escrever e a Justiça decidisse que ele era inelegível, o deputado seria cassado e José Genoíno, de fato, assumiria um mandato parlamentar. Isso porque, naquele ano, o PR, partido de Tiririca, estava coligado com PT, PRB, PC do B e PT do B nas eleições à Câmara e Genoíno havia sido o mais bem votado entre os candidatos não eleitos da coligação.

A ação sobre o suposto analfabetismo do deputado acabou arquivada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro de 2013.

Na atual legislatura da Câmara, iniciada em 2015, no entanto, o petista não é suplente de Tiririca e não assumiria a cadeira dele na Câmara caso o palhaço tivesse mesmo renunciado.

É que em 2014, quando Tiririca foi eleito para seu segundo mandato na Câmara, José Genoíno sequer tinha seus direitos políticos disponíveis. Ele estava inelegível em função de sua condenação a 4 anos e 8 meses de prisão no julgamento mensalão, em 2012. Durante as últimas eleições gerais, ademais, Genoíno havia acabado de iniciar o cumprimento do restante da pena em regime domiciliar.

Mesmo que o petista tivesse condições legais de disputar a eleição à Câmara em 2014, não seria possível que ele tivesse sido eleito suplente de Tiririca. Naquele ano, ao contrário de 2010, o PR não se coligou com o PT ou qualquer outro partido na disputa proporcional. Assim, a primeira suplente da sigla é Luciana Costa, a sétima candidata mais votada do PR, que elegeu seis deputados – dois deles “puxados” pelos votos de Tiririca.

Portanto não propague mentiras. Internet tem essa força , mas também lhe ajudará a verificar sempre o verdadeiro lado da informação. Pesquise, busque se informe. Confira as fontes e não repasse correntes.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Política

Deixe uma resposta

Leia Também

Roberto Cidade denuncia obra mal feita na orla de Borba que coloca em risco a vida dos moradores

Uma obra mal feita na orla da cidade de Borba coloca em risco a vida dos moradores da cida…