Home Notícias Política Josué defende construção de estrada de Boa Vista – Georgetown para alavancar economia do Amazonas e Roraima

Josué defende construção de estrada de Boa Vista – Georgetown para alavancar economia do Amazonas e Roraima

4 min - tempo de leitura
95

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) Josué Neto (PRTB) destacou, nesta terça-feira (1º), a conclusão da estrada que poderá ligar Boa Vista (RR) ao porto de Georgetown, na Guiana, como rota comercial alternativa para escoar a produção da Zona Franca de Manaus (ZFM) e alcançar os mercados da América do Norte, Europa e Ásia e assim alavancar a economia do Amazonas e Roraima. O assunto foi tratado em reunião com senador de Roraima, Chico Rodrigues (DEM-RR), um dos principais defensores da estrada no Congresso.

Para Josué, a conclusão do trecho entre Bonfim (RR) e Linden (Guiana) pode tornar a rota por Boa Vista até Georgetown uma rota comercial mais rápida, tornando o Amazonas mais atrativo a novos investimentos, potencializando o turismo, o mercado de petróleo e gás, aumentando o número de empregos, renda e arrecadação estadual.

Josué acredita que a rota Porto Velho (RO), Manaus, Boa Vista (RR), Georgetown (Guiana) pode promover o desenvolvimento de toda a região norte do Brasil. “Todos vão ganhar. Vai ganhar a economia do Estado de Rondônia via BR-319, favorecendo a indústria da Zona Franca de Manaus, as indústrias da ZFM poderão exportar seus produtos para a Europa, Ásia e América do Norte via estrada de Roraima e porto de Georgetown. Isso prevê um grande desenvolvimento econômico para o norte do país”, afirmou.

Na última semana o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes, autorizou a conclusão das obras da BR-319, estrada que vai interligar Porto Velho (RO) a Manaus.

Conforme explicou o senador Chico Rodrigues, existe atualmente uma grande expectativa de que a estrada seja concluída no governo do presidente Jair Bolsonaro promovendo a integração entre Amazonas, Roraima e o porto de Georgetown, que é um porto na Guiana, às margens do Oceano Atlântico.

“O homem sonha e a obra nasce e nós sonhamos em ver essa estrada asfaltada e ver realmente a Amazônia integrada ao resto do mundo. O mundo não tem limites quando a gente tem sonhos e a gente acredita, principalmente nesse momento em que vivemos um Governo corajoso e audacioso com o presidente Jair Bolsonaro, nosso parceiro, nosso presidente, que acredita nesse país, como nós acreditamos, e que tem todos os instrumentos para nos apoiar nesse grande projeto” afirmou Rodrigues.

Projeção econômica

De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia da Guiana, que tem quase 800 mil habitantes, será a que mais crescerá no mundo até 2025, devido ao petróleo que está começando a emergir do seu subsolo. Para o deputado Josué, o país pode se tornar um grande parceiro comercial da Zona Franca de Manaus, tendo em vista seu potencial de crescimento e sua posição geográfica estratégica.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Política

Deixe uma resposta

Leia Também

Lutadora de MMA espoca Youtuber de 240kg em torneio. Veja o vídeo da luta!

Um torneio de MMA na Rússia promoveu um duelo entre uma lutadora de 63kg e um youtuber de …