Home Notícias Amazonas Jovens e lideranças comunitárias do Mosaico do Baixo Rio Negro participam de formação em rádio

Jovens e lideranças comunitárias do Mosaico do Baixo Rio Negro participam de formação em rádio

4 min - tempo de leitura
16

O interesse pelo rádio como uma ferramenta de comunicação viável para a disseminação de informações na Amazônia uniu cerca de 12 jovens e lideranças comunitárias, nos dias 10 e 11 de agosto, na I Oficina de Rádio “Tocando o Barco” do Mosaico do Baixo Rio Negro (MBRN), realizada no Espaço FVA, na cidade de Novo Airão.

Ministrada pelos radialistas Manoela Moura e Anderson Souza, da Rádio Rio Mar, de Manaus, e pelo jornalista Cristóvão Nonato, da TV Cultura do Amazonas, a oficina contou com aulas teóricas e práticas. O resultado foram três programas experimentais nos quais os participantes se revezaram entre locutores, repórteres e entrevistados, inserindo conteúdos reais e fictícios para a realização do exercício. Os programas podem ser conferidos em http://bit.ly/TocandoOBarco.

Cristóvão Nonato ministrando a Oficina  / Foto : Tarcísio Magdalena
Cristóvão Nonato ministrando a Oficina / Foto : Tarcísio Magdalena

A Gerente de Comunicação da Fundação Vitória Amazônica (FVA) e secretária executiva do MBRN, Ana Cíntia Guazzelli, explicou que a ideia da oficina surgiu a partir da demanda dos próprios líderes e comunitários, principalmente das 13 unidades de conservação que compõem o Mosaico. “Eles queriam ter acesso a meios de comunicação que lhes permitissem circular informações sobre suas realidades e sobre o próprio mosaico, e a rádio, certamente, desponta como o veículo mais acessível às comunidades amazônicas”.

Esta oficina de rádio foi a primeira de uma série de formações em Comunicação que a FVA tem intenção de oferecer. A instituição está montando uma sala multimídia, no Espaço FVA, em Novo Airão, com equipamentos e programas para o desenvolvimento de programas de rádio e edição de vídeos e fotos. Isto possibilitará aos jovens e lideranças a oportunidade de desenvolverem novas habilidades para que, através das produções realizadas a partir de suas próprias histórias, eles possam cada vez mais assumir o protagonismo de suas realidades.

Abertura da Oficina de Rádio / Foto : Tarcísio Magdalena
Abertura da Oficina de Rádio / Foto : Tarcísio Magdalena

Com a criação do grupo no WhatsApp “Tocando o Barco”, os participantes e instrutores pretendem se manter em contato e compartilhar por esse canal dúvidas e informações, bem como suas produções. Há a intenção, no futuro, de se criar uma Web Rádio.

O evento foi coordenado pela FVA, com apoio da Fundação Betty & Gordon Moore, do ICMBio e da Pousada Bela Vista, de Novo Airão.

Jovens e lideranças comunitárias do Mosaico do Baixo Rio Negro  / Foto : Tarcísio Magdalena
Jovens e lideranças comunitárias do Mosaico do Baixo Rio Negro / Foto : Tarcísio Magdalena

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Aleam antecipa pauta da próxima semana com oito Projetos de Lei e cinco vetos do governo

  A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vai colocar em votação, na próxima sem…