Home Entretenimento Sátiras Kit de Sobrevivência Amazonense

Kit de Sobrevivência Amazonense

1 min - tempo de leitura
32

Não existe vida no Amazonas sem esse kit:  Buriti, Açaí e Farinha de Tapioca! O caboco que consegue sobreviver sem esse trio é porque não é caboco da terra.

Kit de Sobrevivência Amazonense
Kit de Sobrevivência Amazonense

O Buriti  além de rico em vitamina A, B e C, ainda fornece cálcio, ferro e proteínas. Consumido tradicionalmente ao natural, o fruto do buriti também pode ser transformado em doces, sucos, picolé, licor, vinho, sobremesas de paladar peculiar e ração de animais. O óleo extraído da fruta é rico em caroteno e tem valor medicinal para os povos tradicionais do Cerrado que o utilizam como vermífugo, cicatrizante e energético natural. Também é utilizado para amaciar e envernizar couro, dar* cor, aroma e qualidade a diversos produtos de beleza, como cremes, xampus, filtro solar e sabonetes.

O Açaí é muito consumido como suco ou pirão e cujo gomo terminal constitui o palmito. Assim, pode ser consumido na forma de bebidas funcionais, doces, geleias e sorvetes. O fruto é colhido por trabalhadores que sobem nas palmeiras com auxílio de um trançado de folhas amarrado aos pés – a peconha.

O açaí, servido com farinha de tapioca, fica divino!

 

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por No Amazonas é Assim
Carregar Mais Em Sátiras

1 Comentário

  1. Thaís Assunção

    5 de maio de 2014 at 19:23

    Não gosto de buriti, nem de açaí e tapioca só se for com cafe com leite, as vezes acho que não sou normal. Mas o que me deixa tranquila é que eu amo tacacá, bolo de macaxeira, pamonha e todas essa coisas que gente normal(amazonense) gosta.

Deixe uma resposta

Leia Também

Barreirinha: Saúde pública humanizada é uma das metas da pré-candidata a vereadora Tati Beltrão

O Portal No Amazonas é Assim, aproveitando que as eleições 2020 se aproximam, resolveu dar…