Inicial Notícias Manaus La Salle em Cena: Projeto escolar adapta obras literárias do século XIX e alunos interpretam no Teatro

La Salle em Cena: Projeto escolar adapta obras literárias do século XIX e alunos interpretam no Teatro

3 minuto de leitura
0
7

Nos dias 25 , 26 e 27 de outubro, o Teatro La Salle será ocupado pelos alunos dos 2° anos do Ensino Médio que encenarão obras literárias clássicas. O projeto La Salle em Cena visa estimular bons hábitos de leitura e instigar a capacidade criadora do educando.

A ideia que surgiu com a professora Socorro Levy, em 2013, hoje é um dos maiores espetáculos internos do Centro Educacional La Salle. Os professores responsáveis pelo La Salle em Cena 2017, André Mourão, Socorro Levy, Neuza Barros e Juliana Varejão entendem que a aprendizagem é algo contínuo e necessita ser estimulada nas diversas formas para que se torne significativa.

Professores do La Salle responsáveis pelo La Salle em Cena 2017
Professores do La Salle responsáveis pelo La Salle em Cena 2017

Quanto aos benefícios pedagógicos, “os alunos passam a ler melhor, escrever melhor, representar melhor e sobretudo, argumentar melhor. Isso se dá devido ser de responsabilidade dos próprios alunos a elaboração do roteiro, da leitura aprofundada das obras para que se possam extrair as cenas que serão roteirizadas e além disso, a argumentação do aluno evolui bastante, pois, a partir da leitura feita pela classe, eles precisam entrar em um ponto comum para saber quem ocupará cada função e convencer os outros amigos de que aquela literatura será boa para a turma. É um processo que todos ganham aprendizado e todos participam, explica o professor” André Mourão.

As obras literárias desse ano serão: Nesta quarta-feira (25) “Senhora”, com adaptação de José de Alencar e “Orgulho e Preconceito”, da escritora britânica Jane Austen. Na quinta-feira (26), será a vez de “O Misterioso Caso de Styles” de Agatha Christie e “Pigmaleão” de George Bernard Shaw e na sexta-feira (27) será a vez das obras “Memórias de um Sargento de Milícias” de Manuel Antônio de Almeida. A partir desses conhecimentos, cada turma fez a adaptação desses livros a fim de apresentá-las no Teatro La Salle.

De acordo com Coordenadora do Ensino Médio do La Salle, a profa. Maria do Rosário, o Projeto La Salle em Cena oportuniza a utilização da literatura como recurso pedagógico para potencializar o pensamento crítico e o desenvolvimento artístico dos alunos. Ela comenta que para a escola, dado as dimensões, é um projeto muito positivo e a participação dos alunos e pais são exemplares.

A expectativa é que hoje a casa esteja cheia, dado a importância do projeto e a ansiedade dos alunos e pais, que costumam ficar boquiabertos com o tamanho e organização do espetáculo.

O La Salle em Cena 2017 será pela primeira vez a noite, justamente para que seja um evento celebrado com as famílias dos alunos. Além da participação dos alunos do segundo ano, muitos alunos da primeira série do ensino médio assistem para se preparar para o ano seguinte.

Projeto La Salle em Cena / Divulgação
Projeto La Salle em Cena / Divulgação

Comentários

Carregue Mais Notícias Relacionadas
Comentários estão fechados.