Inicial Regionalismo Lendas Urbanas Lenda da Origem do Rio Amazonas

Lenda da Origem do Rio Amazonas

Há muitos anos, em plena selva amazônica, existiam dois noivos que sonhavam em se casar. Ela, sublime e brilhante, vestia-se de prata e seu nome era Lua. Ele, respeitável e irradiante, vestia-se de ouro e seu nome era Sol.

Lua era a dona da noite, enquanto Sol era o dono do dia. Entre esse amor, porém, existia um obstáculo impossível de ser superado: Se eles se casassem o mundo se acabaria. Isso porque o amor ardente e incandescente do Sol queimaria toda a terra, enquanto o choro desesperado de dor e sofrimento da Lua afogaria toda a Terra.

O sol embora apaixonado pela lua, não poderia se casar com ela
O sol embora apaixonado pela lua, não poderia se casar com ela

Logo, embora fosse um casal apaixonado, como eles poderiam se casar? A Lua apagaria o fogo? O Sol faria toda a água evaporar? Dilema esse que impediu que eles se casassem e foi o motivo lamentável que os fizeram se separar. Os noivos entraram em desespero, e no desespero da saudade sem fim, a Lua chorou durante todo um dia e uma noite. Suas lágrimas escorreram por morros sem fim até chegar ao mar. O mar, porém, ao ver tanta água embraveceu-se. Ele não queria aceitar tanta água.

O sol e a lua são os protagonistas da lenda sobre a origem do rio Amazonas
O sol e a lua são os protagonistas da lenda sobre a origem do rio Amazonas

A sofrida Lua não conseguia misturar suas lágrimas às águas bravas do mar. Foi quando algo estranho aconteceu. As águas escavaram um imenso vale e serras se levantaram ao longo do caminho. De forma misteriosa e assustadora um imensurável rio apareceu. Isso mesmo, as lágrimas da Lua formaram um enorme percurso e preencheu esse espaço dando origem ao rio Amazonas, o rio-mar da Amazônia.

E foi assim, deste amor impossível entre a Lua e o Sol, que nasceu o rio Amazonas, considerado o maior rio do planeta, tanto em volume de água como em extensão.De tanto chorar a lua criou o mar doce.

De tanto chorar a lua criou o mar doce.

Toada Amazonas Ayakamaé

Lenda - A Origem do Rio Amazonas
Lenda – A Origem do Rio Amazonas

Comentários

Carregue Mais Notícias Relacionadas

6 Comentários

  1. maria de nazare dos santos noel

    22 de abril de 2013 às 19:53

    Ótimo…precisamos mostrar nossa história ao nossos jovens…e aos apaixonados pela nossa cultura.

    • Marcus Pessoa

      1 de maio de 2013 às 16:38

      Exatamente! Até nós mesmos devemos sempre relembrarmos, afinal, essas coisas estão caindo em desuso. Obrigado pelo comentário!

  2. Jose Siqueira Pereira

    4 de setembro de 2013 às 17:58

    legal

  3. Jose Siqueira Pereira

    4 de setembro de 2013 às 17:58

    legal

  4. Fabio Cezario

    13 de novembro de 2013 às 12:35

    muito bom

  5. Fabio Cezario

    13 de novembro de 2013 às 12:35

    muito bom