Lenda do Açaí, uma comovente história de amor de Mãe e Filho

3122

A Lenda do A√ßa√≠ nasceu no cora√ß√£o da floresta numa aldeia ind√≠gena , que muito tempo ocorreu uma fase de grande escassez de alimentos de modo que os √≠ndios sofreram muito. Por essa raz√£o, cacique teve que tomar uma decis√£o dr√°stica.Ele decidiu fazer um controle populacional com objetivo de diminuir a fome de seu povo. Ele pensava que com menos pessoas para alimentar seria mais f√°cil enfrentar aquele per√≠odo de pen√ļria. Portanto, o cacique determinou que todas as crian√ßas que nascessem a partir daquela data seriam sacrificadas.

A filha mais nova do cacique, a índia Iaçá, deu a luz a um lindo menino que, infelizmente, teve o mesmo destino cruel das outras crianças.

Iaçá chorava todas as noites a morte de seu filho, até que numa noite de lua cheia, ouviu o choro de uma criança que se parecia bastante com o choro de seu filho. Ela se levantou rapidamente e saiu à procura do menino até que chegou perto de uma belíssima palmeira.

Quando chegou ao local, seu filho a esperava ao pé da palmeira, com um largo sorriso no rosto e com braços abertos. Cheia de alegria, Iaçá correu para abraçar o filho, mas quando o fez, a criança desapareceu num piscar de olhos, Iaçá então começou a chorar e acabou morrendo de tanta tristeza.

No dia seguinte o cacique percebendo o desaparecimento da filha ordenou que todos fossem a procura de Iaçá, que foi encontrada morta, abraçada ao tronco da palmeira. Seu rosto trazia um suave sorriso de felicidade e seus olhos negros, ainda abertos, fitavam o alto da palmeira que estava carregada de frutinhas escuras.

Comovido com tudo aquilo, o cacique ordenou que os indígenas apanhassem as frutinhas e percebeu que deles poderia se extrair um vinho quando amassados, que passou a ser a principal fonte de alimento daquela aldeia. Este achado fez com que o cacique suspendesse os sacrifícios e as crianças voltaram a nascer livremente, pois a alimentação já não era mais problema na aldeia.

Para agradecer aquela b√™n√ß√£o recebida e tamb√©m para homenagear sua filha, o cacique batizou aquelas frutinhas com o nome de ‚ÄúA√ßa√≠‚ÄĚ que √© justamente o nome de ‚ÄúIa√ß√°‚ÄĚ ao contr√°rio.

Lenda do Açaí, uma comovente história de amor de Mãe e Filho
Lenda do Açaí, uma comovente história de amor de Mãe e Filho

 

Coment√°rios