Home Notícias Política Levantamento nacional aponta que Governador Wilson Lima já cumpriu e deu início a 61% das promessas que fez em campanha

Levantamento nacional aponta que Governador Wilson Lima já cumpriu e deu início a 61% das promessas que fez em campanha

7 min - tempo de leitura
350

Em um ano, o governador do Amazonas, Wilson Lima, já cumpriu 18 promessas e deu início ao cumprimento de outras sete, de um total de 41 feitas no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e em debates e entrevistas da campanha eleitoral. O balanço que mostra que 61% das promessas foram cumpridas ou iniciadas no primeiro ano de gestão foi divulgado nesta sexta-feira (03/01) no portal de notícias G1.

O levantamento também mostra o desempenho dos demais governadores e prefeitos das capitais e do presidente da República, Jair Bolsonaro. Entre os governadores dos estados do Norte, Wilson Lima foi o que mais promessas cumpriu no primeiro ano de gestão. No Brasil, o governador do Amazonas foi o segundo que mais cumpriu, ficou atrás apenas do governador do Ceará, Camilo Santana, que cumpriu 68,42% das promessas.

Na área de saúde, foram cumpridas as promessas de realização de mutirões de atendimento, consultas, exames e cirurgias, e de ampliação do programa de medicamentos de alto custo. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), foram realizados mutirões em Parintins, Tabatinga, Benjamin Constant e em Manaus. Só em Tabatinga, foram 311 exames de ultrassonografia no mutirão, zerando a fila de espera.

A oferta de medicamentos de alto custo cresceu com o reforço nos estoques, cujo abastecimento alcançou 93%, bem como com a descentralização de farmácias para esse tipo de medicamento em unidades da capital e no interior.

Na área da saúde, o Governo também já iniciou o cumprimento das promessas de revisão de contratos da Susam e fundações; ampliação de leitos psiquiátricos; manutenção de equipes médicas em cidades-polo; e implantação de sistema de informação integrada entre unidades de saúde estaduais.

Nas áreas de educação, desporto e segurança pública, o Governo cumpriu compromissos como a implantação de atividades para jovens em espaços ociosos e de programa de segurança comunitária, com o fortalecimento dos projetos Rede de Vizinhos Protegidos e Escola Segura e Cidadã; e ampliou a oferta de educação de tempo integral.
Com a inauguração de três Centros de Educação de Tempo Integral (Ceti) e conclusão de mais um, que será inaugurado em breve, no interior do estado, o Governo também começou a cumprir a promessa de ampliar a oferta de bibliotecas na rede estadual.

Ainda na área de segurança, o governo cumpriu com a promessa de fazer acordos de cooperação técnica com outros estados para a troca de tecnologias, tendo já formalizado com Acre, Roraima e Rondônia.

Servidores – Entre as promessas cumpridas, de acordo com o levantamento, está o cumprimento de planos de cargos e salários de servidores. Em 2019, um total de 68.781 servidores tiveram reajustes na remuneração, como cumprimento de data-base, promoções, escalonamentos e progressões previstas em planos de cargos.

Desenvolvimento Econômico – No primeiro ano de gestão, o governador Wilson Lima também contabiliza o cumprimento de promessas para fomentar a economia, entre as quais o aumento do percentual de compras governamentais de fornecedores do Amazonas; o início do programa de desenvolvimento de cadeias produtivas; e a definição de um plano de desenvolvimento econômico sustentável, por meio do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.

Entre as promessas, também foi cumprida a retomada da Expoagro, que movimentou R$ 78 milhões em 2019; a implantação de um programa de cultivo de milho; a ampliação de recursos para o Fundo Estadual do Meio Ambiente; e a descentralização das ações dos órgãos ambientais, com a inauguração de mais um Centro Multifuncional, no sul do Amazonas.

Obras – Na infraestrutura, o Governo cumpriu com a implantação de um sistema sustentável de pavimentação. A exigência está sendo feita às empresas vencedoras de licitações para revitalização de estradas e ramais, cujas obras devem contemplar pavimentação, drenagem e todos os itens necessários para que sejam duradouras.

O Governo cumpriu também a correção de falhas no Prosamim, a exemplo da licitação de obra complementar pendente no Igarapé do 40, no trecho entre as ruas Silves e Maués; do início de obras no bairro Presidente Vargas, de onde retirou e indenizou famílias; e da implantação de 24 km de rede de esgoto na bacia do São Raimundo, além de pagar indenizações a famílias que esperavam desde 2014.

Na área de habitação, já iniciou o cumprimento da promessa de criar e sistematizar cadastro unificado da demanda por habitação de interesse social, ação coordenada por um grupo de trabalho formado pela Superintendência de Habitação (Suhab) e Secretária de Estado de Assistência Social (Seas). Já estão sendo digitalizados os processos de mais de 100 mil inscritos na Suhab.

Governador Wilson Lima

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Política

Deixe uma resposta

Leia Também

Candidato a reeleição em Tefé, Normando Bessa, faz prestação de contas em praça pública e arrasta multidão

Na noite da última segunda-feira (26/10), o Prefeito de Tefé, Normando Bessa de Sá (Progre…