Levantamento tem 17 bairros com alto risco de transmissão por Aedes aegypti em Manaus

4

Na quinta-feira (11/02) foi realizado o 1º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). No total de 17 bairros da cidade estão em alto risco, enquanto 25 apresentam médio risco e 21 em baixo risco para transmissão de doenças pelo mosquito, de acordo com a Prefeitura da capital.

Imagem de Divulgação
Imagem de Divulgação

Os bairros São José, Coroado, Tancredo Neves, Armando Mendes e Zumbi, que fazem parte Distrito de Saúde Leste (Disa Leste) – apresentam o maior índice predial de risco para transmissão, com 3,6.

Os bairros pertencentes a Zona Norte – Distrito de Saúde Norte (Disa Norte), estão em segundo lugar de infestação com índice de 1,6.
Por meio do LIRAa, também foi possível identificar que os depósitos que mais contribuem para a proliferação do mosquito Aedes aegypti em Manaus (41,2%) são recipientes de armazenamento de água para consumo em nível de solo, como tambores, tonéis ou camburões, barril, tina, etc. Os depósitos como recipientes, garrafas, latas, ferro velho, representam 28,2%.

Loading...

A partir desses resultados, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estará intensificando as ações para controle do vetor nas áreas de alto e médio risco, em parceria com as Forças Armadas. Juntamente com os agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde, serão realizadas visitas de casa em casa, intensificação de atividades de educação em saúde com ampla implantação da estratégia dez minutos contra o Aedes, incentivando o maior envolvimento dos moradores e de lideranças locais, além de ações inter institucionais com mutirão de limpeza urbana nas áreas de maior vulnerabilidade.

O resultado do LIRAa nos bairros de Manaus repercutiu de forma negativa em vários veículos de mídia nacionais.

Faça sua parte, revise sua casa, elimine água parada e acabe com criadouros do mosquito. Vamos acabar com o Aedes aegypti antes que ele acabe a gente.

Comentários

comentários

Curta nossa página do Facebook