Linha de cerol pode até partir osso, afirma teste

62

Testes feitos por um laboratório de Piracicaba (SP) mostraram que a linha chilena, usada ilegalmente para soltar papagaios ou pipas, pode danificar até ossos humanos. Foram usados três tipos do material e o mais resistente causou fissuras na formação óssea.

Linha de cerol pode até partir osso, afirma teste - Imagem: Divulgação
Linha de cerol pode até partir osso, afirma teste РImagem: Divulgação

Os procedimentos foram realizados com três tipos de linhas chilenas. Estes tipos são os mais encontrados em lojas e à venda na internet, apesar da comercialização ser ilegal no país.

Além das linhas chilenas, os pesquisadores da SGS do Brasil utilizaram linhas normais, com venda permitida, para comparar os estragos que cada item oferece.

A gente pegou alguns materiais simples para a gente ver o atrito da linha no material. Qual seria o esfor√ßo que a linha vai realizar em cada produto e a√≠ vai depender da densidade dele, o que seria a superf√≠cie“, explica o professor de engenharia Bianco Gallazi.

Gallazi usou uma maçã e um componente que simula o osso humano nos testes. A linha de venda permitida sequer marcou a maçã, enquanto dois tipos da chilena perfuraram a fruta. O terceiro tipo, mais cortante, cortou o alimento em dois.

Mesmo a gente percebendo que a ma√ß√£ √© mais fr√°gil, ela [chilena tipo tr√™s] conseguiu cortar toda a superf√≠cie. Se a gente pensar que o material da nossa pele √© fr√°gil, o poder de corte na pele √© muito grande“.

Ossos
O material usado tem a mesma densidade do osso humano e é usado para testes de inserção de parafusos. Tanto a linha normal quanto o primeiro tipo da chilena se romperam antes de danificar a estrutura.

J√° o segundo tipo da chilena causou uma fissura no osso antes de partir. No √ļltimo caso, houve uma marca√ß√£o mais profunda na placa √≥ssea antes mesmo da linha estourar, o que significa que os danos poderiam ser piores.

A gente tem uma grande lei da f√≠sica que √© for√ßa √© igual a massa vezes a acelera√ß√£o. Para uma mesma massa, se eu aumentar a velocidade eu vou ter uma for√ßa alterada. Se a gente pensar no motoqueiro andando e a linha esticada e a√≠ eu tenho o contato com a pele, essa for√ßa vai ser muito maior do que a gente apresentou aqui“, explicou o professor.

A venda e uso de linhas de pipa com cerol ou do tipo chilena s√£o proibidos pela lei estadual 12.192, de 6 de janeiro de 2006.

 

Coment√°rios