Home Notícias Amazonas Livro digital sobre mulheres compositoras em Manaus será lançado nesta quinta-feira (18/02)

Livro digital sobre mulheres compositoras em Manaus será lançado nesta quinta-feira (18/02)

2 min - tempo de leitura
19

O livro digital “Mulheres Compositoras: Cartografias e Relações de Poder”, pesquisa que reflete sobre as compositoras atuantes em Manaus, será lançado nesta quinta-feira (18/02), às 15h, em uma live no YouTube, no canal da autora da obra, a artista e pesquisadora Kely Guimarães (bit.ly/3dcPWB3). Após a live, que discutirá a importância da pesquisa e o processo de produção, a obra ficará disponível gratuitamente no site da editora Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA, novacartografiasocial.com.br).

O projeto foi contemplado na categoria Literatura do edital emergencial Prêmio Feliciano Lana – Lei Aldir Blanc, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura.

A obra é fruto de um estudo de dois anos para a dissertação de mestrado de Kely, “Reflexão sobre o trabalho, vivências e práticas musicais de mulheres compositoras em Manaus a partir de 2000”, defendida em março de 2020, pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

“Eu sou compositora e atuo em Manaus há 12 anos. Sempre senti falta de uma maior visibilidade do trabalho das mulheres compositoras e resolvi levar essa discussão para a pesquisa, na qual fiz um apanhado das produções que foram lançadas de 2000 a 2019. Tudo o que consegui achar de composições por mulheres coloquei dentro desse trabalho”, explica.

A autora conta que uma das maiores dificuldades foi encontrar referências para o tema nos acervos públicos. “Mas agora, acredito, a pesquisa vai servir de suporte para produções futuras, além de dar a visibilidade necessária para essas compositoras”, ressalta Kely.

O estudo abrange diferentes áreas do conhecimento e apresenta um catálogo com mais de 360 obras compostas por mulheres, além de 150 nomes de compositoras acessados pela pesquisa, que reflete, crítica e interdisciplinarmente, a questão da música como instrumento de trabalho, de resistência, de identidade e de empoderamento das compositoras atuantes em Manaus.

Para o lançamento, participarão da live Alfredo Wagner, do PNCSA/UEA; Patrícia Portela, diretora-presidente do PNCSA; e Otávio Rios, do PPGICH/UEA. “Durante alguns minutos, meu orientador, Alfredo Wagner, discutirá com os professores Patrícia Portela, da editora, e Otávio Rios, sobre a importância da pesquisa para a cultura local. Logo depois eu falarei um pouco sobre o processo e as dificuldades para a realização do projeto”, adianta Kely.

A autora – Kely Guimarães é compositora/cancionista, cantora e multi-instrumentista, com diversos registros fonográficos autorais lançados nas plataformas digitais. Possui mestrado em Ciências Humanas (Teoria, História e Crítica da Cultura) pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar da UEA (2020); especialização em Educação Musical pele Instituto Federal do Amazonas (Ifam, 2015); e especialização em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado pelo Centro Universitário Senac (2015). Também é licenciada em Música pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam, 2011).

FOTOS: Divulgação

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Amazonas já aplicou 299.510 doses de vacina contra Covid-19 até esta segunda-feira (1º/03)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulga o consolidado diário de vac…