Malafaia é alvo na Operação Timóteo da PF por esquema de corrupção

102

A Pol√≠cia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira a Opera√ß√£o Tim√≥teo, que tenta desmontar um esquema de corrup√ß√£o que fraudava os valores de royalties de minera√ß√£o devidos por mineradoras a munic√≠pios, com a Vale entre as empresas prejudicadas. H√° a√ß√Ķes em onze Estados e no Distrito Federal. O pastor evang√©lico Silas Malafaia tamb√©m teria envolvimento no esquema, que era utilizado para lavagem de dinheiro. A PF chegou a ir at√© a casa dele, no Rio de Janeiro, para cumprir um mandado de condu√ß√£o coercitiva, mas ele est√° em um hotel em S√£o Paulo.

De acordo com o Estado de S. Paulo, Malafaia √© suspeito de ajudar os criminosos que operavam o esquema a lavar dinheiro. O pastor √© acusado de ter recebido dinheiro em seu escrit√≥rio e posteriormente ter ‚Äúemprestado‚ÄĚ contas correntes de uma institui√ß√£o religiosa sob sua influ√™ncia com a inten√ß√£o de ocultar a origem il√≠cita dos valores.

Em nota, a PF informa que, al√©m das buscas, os 300 policiais federais envolvidos na a√ß√£o tamb√©m cumprem, por determina√ß√£o da Justi√ßa Federal, 29 condu√ß√Ķes coercitivas, quatro mandados de pris√£o preventiva, doze mandados de pris√£o tempor√°ria, sequestro de tr√™s im√≥veis e bloqueio judicial de valores depositados que podem alcan√ßar 70 milh√Ķes de reais.

O esquema envolvia a participação de um diretor do Departamento Nacional de Produção Mineral que abordava prefeitos para oferecer participação nos lucros da corrupção. O departamento é subordinado ao Ministério de Minas e Energia.

O nome da opera√ß√£o √© refer√™ncia a uma passagem do evangelho de Tim√≥teo, parte da B√≠blia. Segundo o livro, ‚Äúaqueles que querem ficar ricos caem em tenta√ß√£o, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ru√≠na e na destrui√ß√£o‚ÄĚ.

Silas Malafaia - Imagem: Reprodução internet
Silas Malafaia РImagem: Reprodução internet

Fonte: agência Reuters

Coment√°rios