Home Notícias Manaus Manaus Ambiental reajusta a tarifa sem informar à população do aumento

Manaus Ambiental reajusta a tarifa sem informar à população do aumento

1 minutos lido
18

Na quinta-feira (21/01), a Ouvidoria Municipal e Proteção ao Consumidor de Manaus (Procon Manaus), notificou a empresa concessionária do serviço de água Manaus Ambiental, por não informar os consumidores sobre o reajuste, antecipadamente, a mesma foi notificada pelo descumprimento do artigo 39 da Lei Federal 11.445/2007, que estabelece que “as tarifas serão fixadas de forma clara e objetiva, devendo os reajustes e as revisões serem tornados públicos com antecedência mínima de 30 dias com relação à sua aplicação”


Caso a Manaus Ambiental não apresente uma publicação do reajuste dentro do prazo 48h, previsto em lei, a empresa fica sujeita a multa no valor de R$ 600 mil.
A concessionária também terá que justificar o índice do reajuste de 10,69%, durante reunião, no próximo dia 26/01, com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam) e a Unidade Gestora de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM Água).

Em nota, a Manaus Ambiental informou que “o solicitado, através de carta, pelo Procon Municipal foram as evidências que comprovem a divulgação com 30 dias de antecedência do reajuste de 10,69 % na tarifa, aplicado a partir de 16/01/16”. A concessionária frisou ainda ter cumprido todos os procedimentos necessários, previstos em lei e no contrato de concessão, inclusive com relação à publicação em jornais, site e nas contas dos clientes, desde 17 de dezembro de 2015.

Imagem: No Amazonas é Assim
Imagem: No Amazonas é Assim

A empresa concessionária comunicou que a tarifa de água e esgoto teria reajuste de 10,69% nas contas emitidas a partir do dia 16 de janeiro. Segundo a Manaus Ambiental, o aumento foi baseado na variação de 12 meses do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas, referente a dezembro de 2014 e novembro de 2015.

 

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por No Amazonas é Assim
Carregar Mais Em Manaus

Deixe uma resposta

Leia Também

Obras de recuperação de área afetada por erosão em Santa Etelvina em fase final

As obras de recuperação de uma área afetada por erosão na rua Governador Amazonino Mendes,…