Manaus busca ganhar espaço no mercado de jogos eletrônicos do Brasil

O Brasil é um dos países com maiores índices de audiência no eSports. Estes torneios de jogos eletrônicos são cada vez mais consumidos pelo público brasileiro, principalmente em São Paulo. Porém, o estado do Amazonas tem realizado algumas campanhas para incentivar este comércio. Desde 2018, cresceu o número de eventos e torneios realizados em algumas cidades da região, principalmente em Manaus.

Em pesquisa divulgada pelo portal da IGN Brasil, em 2018, os números mostram que 75% dos brasileiros jogam algum tipo de jogo eletrônico. Além disso, a grande maioria também assiste, seja online ou na TV, alguns dos torneios de eSports a redor do mundo. São quase 8 milhões de espectadores, deixando o país atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

A maioria desse público está concentrada no sudeste do país, principalmente em São Paulo. Porém, algumas ações da cidade de Manaus têm buscado trazer as atenções para o Norte. Em novembro de 2018, por exemplo, aconteceu a 2ª edição do Park Geek, no Park Vieiralves. Foi um evento gratuito voltado para os jogos eletrônicos, com oficinas, algumas demonstrações e também pequenos torneios oficiais.

Fonte: Park Vieiralves via Facebook
Fonte: Park Vieiralves via Facebook

O evento deve acontecer novamente em 2019, já que as duas primeiras edições foram um sucesso. Inclusive, na primeira vez que aconteceu, o jogo FIFA 19 foi lançado de forma oficial por lá. Ou seja, é uma maneira de incentivar o público amazonense neste cenário. A ideia é fomentar o interesse público nas competições de eSports e, também, nos jogos eletrônicos em sí.

Crescimento dos jogos online

Essa aposta em eventos e torneios de games é o resultado de um aumento no consumo brasileiro por este tipo de entretenimento. Em 2016, os jogos online no Brasil movimentaram cerca de R$ 4,9 bilhões, segundo a consultoria PWC, deixando o país como um dos principais mercados na América Latina. A ideia é que este número continue crescendo quase 10% todo ano.

Alguns estilos de jogos são os principais responsáveis por estes números. O jogo Fortnite, por exemplo, é uma das maiores franquias no Brasil, contando com milhares de jogadores online. O mesmo acontece com Counter-Strike: Global Offensive, que possui espaço no país desde as versões mais antigas. Estes, e mais alguns, são games voltados para jogadores assíduos em novas tecnologias.

Fonte: Fortnite via Facebook
Fonte: Fortnite via Facebook

Porém, existe espaço para todo tipo de jogador na internet. Recentemente, no Brasil, tem acontecido um aumento de usuários cadastrados também em jogos de apostas online, principalmente com os fãs de futebol. A Betfair, por exemplo, é líder no mercado nacional e está cada vez mais investindo em categorias dedicadas aos principais torneios brasileiros. Por isso, alguns portais, como o Notícias Futebol, produzem guias de como apostar na Betfair, dando dicas e tutorias para quem é novato no site. A ideia é ajudar aos iniciantes neste tipo de apostas online.

Em 2019, a expectativa é que o público brasileiro, e também amazonense, ganhe cada vez mais espaço neste cenário tecnológico. Apesar de existir uma concentração de eventos e feiras no eixo Rio-São Paulo, a cidade de Manaus aparece como possível quebra desse monopólio. A capital busca ser uma referência na região norte, gerando não apenas audiência, mas também uma nova abertura comercial. Por ser um ramo ainda pouco explorado, existe um objetivo de lucros futuros para o estado.

Comentários