Manaus divulga plano de mobilidade para a Copa

558

Três novas linhas de ônibus vão atender o aeroporto internacional e outras nove chegarão à Arena da Amazônia

Em reunião na tarde desta quarta-feira (28.05), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas e a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) apresentaram o plano de mobilidade, que foi compartilhado com o plano de segurança.

Haverá interdição de algumas vias de acesso à Arena da Amazônia e mudanças serão feitas no sistema de transporte coletivo para facilitar os acessos nos dias de jogos e evitar a aglomeração de pessoas que não vão assistir às partidas. Nos dias em que o estádio da Copa em Manaus receber os jogos (14,18,22 e 25 de junho), as avenidas Constantino Nery e Pedro Teixeira, que são as principais vias de acesso à arena, exatamente no trecho marginal ao estádio, vão ser interditadas.

Loading...

Três novas linhas de ônibus vão atender o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. O preço é de R$ 2,75, o mesmo das linhas regulares de Manaus:

Aeroporto/ Arena da Amazônia-Djalma Batista
Aeroporto/ Avenida Brasil- Est. Turismo
Linha circular hoteleira

Além das sessenta e uma linhas que já passam próximo à Arena da Amazônia, outras nove linhas foram criadas para os dias de partidas, também a R$2,75, partindo de várias partes da cidade:

Povos da Amazônia-Distrito industrial
Secretaria de Fazenda- Aleixo
Praça da Saudade
Centro
Alphaville
Terminal 3 – Cidade Nova / Zona Norte
Terminal 4 – Jorge Teixeira / Zona leste
Terminal 5 – São José / Zona Leste
Ephigênio Salles / V8

Plano de mobilidade de Manaus
Plano de mobilidade de Manaus

O órgão municipal que é responsável pelo trânsito vai disponibilizar, em dias de partida, 280 agentes: 210 farão o monitoramento de tráfego e outros 70 agentes estarão em serviço na Fan Fest, no Parque Ponta Negra.

Para os torcedores que vão aos jogos de carro, alguns estacionamentos vão estar disponíveis, próximo das vias que estarão interditadas. No Amazonas Shopping, estarão disponíveis 2 mil vagas, no Ciesa, mil vagas. No Manaus Plaza Shopping haverá mais mil vagas e no Millenium Shopping, 7.200 vagas.

Fora do perímetro de Segurança, em cinco pontos diferentes, haverá frotas de táxi aguardando os torcedores: Rodoviária, conjunto Eldorado, SPA Alvorada, colégio La Salle e nas proximidades do conjunto Kíssia.
Serviço Especial

Para o deslocamento de idosos, obesos e pessoas com deficiência para o perímetro da Arena serão disponibilizados 10 micro-ônibus adaptados, dotados de plataformas elevatórias com capacidade para transportar até cinco cadeirantes. Cada pessoa poderá levar um acompanhante. O embarque será feito na Aleam e na esquina das avenidas Djalma Batista e Pedro Teixeira.
Fan Fest na Ponta Negra

Para a Fan Fest no Parque Ponta Negra, a prefeitura possui um plano de contingência que prevê um reforço das seis linhas já existentes que levam até a região da Ponta Negra, local da exibição pública oficial dos jogos.

Nas proximidades da Ponta Negra, a Manaustrans também já previu um bloqueio de tráfego. O desembarque de passageiros do transporte coletivo será feito na alameda Alaska, a poucos metros da entrada do local da Fan Fest. Já o embarque será feito na alameda Alaska e na avenida Coronel Teixeira.

Nos arredores do complexo, que fica na zona oeste da cidade, haverá espaços reservados para estacionamento, tanto ao longo da via pública como em estacionamentos particulares, totalizando cerca de 1300 vagas. As frotas de táxi também vão ser organizadas para atender a demanda em todos os dias da Fan Fest.
Mudanças no trânsito

A operação no entorno da Arena da Amazônia em dias de jogos começará a partir das 6h, com a implantação do Perímetro de Segurança atingindo as avenidas Lóris Cordovil, Pedro Teixeira, alameda do Samba e Belmiro Vianez.

A avenida Constantino Nery será interditada a partir do meio dia, no trecho entre o viaduto de Flores e a avenida Darcy Vargas. Já a avenida Djalma Batista terá fluxo exclusivo para ônibus no trecho entre Darcy Vargas e viaduto Ayrton Sena, a partir das 14h. Outros veículos não poderão transitar. As avenidas Darcy Vargas, Stenio Neves, Maneca Marques, Umberto Calderaro, em direção à rotatória do Eldorado, são opção de itinerário para o acesso à zona Norte.

No entorno da arena, haverá Pontos de Verificação de Veículos. Somente terão acesso veículos credenciados pela FIFA. A Prefeitura de Manaus não tem autorização para liberar veículos para acessar essas áreas.

A operação no perímetro imediato da Fan Fest será feita de 12 de junho a 13 de julho, das 9h às 22h. O perímetro imediato começa no cruzamento das avenidas do Turismo e Coronel Teixeira e se estende até a Marina do Davi e até dois quilômetros após o cemitério do O trânsito no entorno da Fan Fest, no sentido Centro/Ponta Negra, seguirá pela avenida Cel. Teixeira, entrando pela alameda Alasca até a alameda Japão.

Apenas os ônibus entrarão da alameda Líbia e passarão pela avenida Cel. Teixeira, em contra-fluxo, para sair do evento. O estacionamento estará proibido nas avenidas Cel. Teixeira, alameda Líbia e na avenida do Turismo, no trecho entre avenida Cel. Teixeira e condomínio Itaporanga.
Segurança

Durante a apresentação do plano, foi confirmada a utilização de lanchas para ajudar no patrulhamento dos rios e da orla de Manaus e, ainda, o uso de um caminhão para gestão de multidões em caso de tumulto.

Quatro milhões de reais estão sendo investidos para aparelhar os planos de segurança e dar suporte aos profissionais que vão atuar durante a copa. Cerca de 5 mil homens foram treinados para este evento. “Nós investimos em formação específica além de novas contratações de polícias e bombeiros militares. Recebemos equipamentos novos com todo aparato para atender ocorrência com bomba, por exemplo, temos um sistema de comando e controle, nossas aeronaves tem agora sistema com a capacidade de visualizar objetos pessoas pelo calor”, afirmou Dan Câmara, secretário executivo de Grandes Eventos da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas.
Cadastramento de moradores no entorno da Arena

O cadastramento dos moradores do entorno da Arena da Amazônia foi encerrado nesta quarta-feira e fez parte de um planejamento estratégico para atender ao mundial. Em dias de jogos, os moradores dessas áreas vão poder acessar suas casas com credenciais especiais, sem qualquer problema.

Agnaldo Oliveira Júnior, do Portal da Copa em Manaus

Comentários

comentários

Curta nossa página do Facebook