Home Notícias Amazonas Manaus é destaque no ranking de transparência de gastos com a Covid-19

Manaus é destaque no ranking de transparência de gastos com a Covid-19

5 min - tempo de leitura
32

A organização não governamental Transparência Internacional aponta Manaus como a capital que mais cresceu em transparência com gastos relacionados ao combate à Covid-19. Com aumento de 63 pontos em relação ao primeiro levantamento realizado pela ONG, no mês passado, Manaus chegou a 94,9 pontos, índice considerado “Ótimo”, ficando atrás apenas de João Pessoa (PB), que atingiu a pontuação máxima (100 pontos). O ranking foi divulgado nesta segunda-feira, 29/6, e é considerado um dos principais índices de transparência de gastos de municípios e Estados com a pandemia do novo coronavírus.

Para o prefeito Arthur Virgílio Neto, o resultado do levantamento feito entre 15 e 18 de junho atesta a responsabilidade da Prefeitura de Manaus no gasto de recursos públicos. “Transparência é uma marca da nossa gestão. Antes mesmo da pesquisa da ONG Transparência Internacional, nós já tínhamos o site com informações específicas sobre a Covid-19, mas alguns itens não foram contemplados no primeiro levantamento, e fizemos de tudo para que chegássemos ao nível de excelência atingido nesta segunda rodada”, celebrou o prefeito.

De acordo com o controlador-geral do Município, Arnaldo Flores, a Prefeitura de Manaus foi além do solicitado pela Lei Federal nº 13.979/2020, que regulamentou as medidas para enfrentamento à pandemia com transparência. O município inseriu todas as informações pertinentes a um contrato como: data de celebração, órgão contratante, quantidade, valor por item, descrição do bem ou serviço, local de execução, fase da licitação e modalidade de contratação.

Além disso, foi criada a Comissão de Transparência e Controle Social (CTCS), para avaliar e monitorar as ações relacionadas ao enfrentamento da Covid-19, no âmbito do município de Manaus. A comissão é formada pelas secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Finanças, além da organização humanitária internacional Médicos sem Fronteiras, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

O trabalho de transparência da Prefeitura de Manaus nos gastos relacionados à Covid-19 pode ser conferido nos sites :

Metodologia

A Transparência Internacional analisou os sites, redes sociais e portais de transparência dos governos de todos os 26 Estados e do Distrito Federal e de todas as 27 capitais.

Os critérios de avaliação do ranking se basearam no guia de Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à Covid-19. O manual foi lançado em maio e produzido em conjunto com o Tribunal de Contas da União (TCU).

A Transparência Internacional é uma organização não governamental internacional, que atua por um mundo no qual governos, empresas, a sociedade civil e a vida das pessoas sejam livres de corrupção. Fundada em março de 1993, tem mais de cem seções em todo o mundo e um secretariado internacional em Berlim (Alemanha).

Manaus é destaque no ranking de transparência de gastos com a Covid-19
Manaus é destaque no ranking de transparência de gastos com a Covid-19

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Passeata de Nicson Marreira em Tefé foi um circo do horror protagonizado por 5 mil pessoas entre elas, muitas crianças

No sábado (24), a cidade de Tefé, distante 523km de Manaus, testemunhou um verdadeiro circ…