Manaus é uma das melhores cidades do mundo para se viver de acordo com Ranking Internacional

4520

Levantamento feito pela empresa “Mercer” sobre Ranking de Qualidade de Vida, colocou Viena, na Áustria, pela oitava vez no topo da lista das cidades onde se melhor vive em todo o planeta.

O Brasil tem quatro representantes no ranking, Belém, ficou de fora. Das representantes brasileiras, a com melhor qualidade de vida é a capital do Brasil, Brasília, que ocupa a posição 109ª . As outras cidades brasileiras que aparecem na lista de 231 cidades, na sequência são: Na posição 118ª aparece o Rio de Janeiro, enquanto São Paulo ocupa a posição de 121ª e Manaus, a boa, ocupa a posição de 127ª.

Manaus é a 4ª cidade do ranking brasileiro, ocupando a posição 127ª
Manaus é a 4ª cidade do ranking brasileiro, ocupando a posição 127ª / Direito de imagem YASUYOSHI CHIBA/AFP/Getty Images

O principal público-alvo da lista são companhias internacionais. A ideia é ajudar essas firmas a avaliar as cidades para envio de funcionários ou abertura de sucursais.

Loading...

A maioria das cidades nos primeiros lugares são da Europa. “Apesar dos últimos meses tumultuados e das dificuldades econômicas, cidades europeias mantêm padrão alto em itens como segurança e acesso a serviços públicos”, observou o presidente da Mercer, Ilya Bonic.
Qualidade de vida

A consultoria analisa 39 fatores agrupados em dez categorias. Entre os itens analisados estão estabilidade política e taxa de crimes, acesso a serviços médicos, saneamento, incidência de doenças infecciosas e poluição; transporte público e tráfego; atividades recreacionais e oportunidades de lazer.

A pesquisa avalia a situação de 450 cidades, mas nem todas são ranqueadas. No caso do Brasil, foram selecionadas quatro cidades com um grande volume de estrangeiros para entrar para a lista de qualidade de vida.

Rio de Janeiro e São Paulo se destacam pela facilidade de acesso de bens de consumo e atividades de lazer. “Há muita opção para se comprar alimentos, vestuário, veículos. Há também opções de lazer, esporte, cinemas, teatros, restaurantes”, disse Indre Medeiros.

Brasília, por sua vez, tem melhor performance do que as demais cidades brasileiras em transporte e outros serviços públicos, opção de moradia e histórico de problemas ambientais.

A relação pacífica de Manaus com os países vizinhos é o item em que a cidade da Amazônia mais se destaca.

Primeiras colocadas entre 231 cidades

  • 1. Viena
  • 2. Zurique
  • 3. Auckland
  • 4. Munique
  • 5. Vancouver

Auckland, na Nova Zelândia, e Vancouver, no Canadá, respectivamente terceira e quinta colocadas, aparecem como exceção ao predomínio europeu no topo do ranking.

 Qualidade de vida Primeiras colocadas entre 231 cidades 1. Viena 2. Zurique 3. Auckland 4. Munique 5. Vancouver Fonte: Mercer Getty Auckland, na Nova Zelândia, e Vancouver, no Canadá, respectivamente terceira e quinta colocadas, aparecem como exceção ao predomínio europeu no topo do ranking.

Qualidade de vida
Primeiras colocadas entre 231 cidades
1. Viena
2. Zurique
3. Auckland
4. Munique
5. Vancouver
Fonte: Mercer
Getty
Auckland, na Nova Zelândia, e Vancouver, no Canadá, respectivamente terceira e quinta colocadas, aparecem como exceção ao predomínio europeu no topo do ranking.

Comentários

comentários